RED / BENJAMIM LEANDRO MEDEIROS, 2023. HOMENAGEM

Um livro. A exposição integra o iN’24 – 11.º Festival Internacional de Fotografia de Avintes, encontra-se Casa da Cultura de Avintes, de 10 a 26 de maio de 2024.

.

.

.

Benjamim Leandro Medeiros

RED Benjamim Leandro Medeiros

Fotografias e textos: Benjamim Leandro Medeiros, Alexandre Gaudêncio, Pereira Lopes, Carlos Lopes Franco, Gabi Pontes, Helena da Bernarda, Helena Marujo, Henrique Zorzan, Isabel Pascoal, Joana Medeiros, joaozero, Jorge Velhote, José Franco, José Manuel Arsénio, José Maria Sousa, José Vaz, Luís Câmara, Maria Afonso, Milton Ostetto, Óscar Valério, Osvaldo Janeiro, Paulino Pavão, Sara Alves, Tadeu Vilani, Xesús Buá et al.

Avintes: iNstantes – Associação Cultural, Ribeira Grande: Câmara Municipal da Ribeira Grande / Julho . 2023

4.º volume da Coleção iNstantes

Português / 25,7 x 20,7 cm / 144 pp

Cartonado

.

.

.

.

“O Benjamim Leandro Medeiros era um verdadeiro apaixonado pela fotografia.”

“… percebi, nas nossas conversas, o seu imenso amor pela ffotografia, pelas ilhas – os Açores – ee pela vida. Era uma pessoa de quem rapidamente se gostava. A suaa boa disposição era contagiante. Ficamos amigos.”

Estes dois fragmentos dos textos de Alexandre Gaudêncio e Pereira Lopes, presidentes da Câmara Municipal da Ribeira Grande e do iNstantes – Associação Cultural, respetivamente, são testemunho do grande apreço por Benjamim Medeiros, entre os amigos conhecido por ‘Red’, um dos fundadores da Associação iNstantes e que levou o festival iNstantes à Ribeira Grande, em 2018.

A partida de Red Benjamim em finais de 2022, levou à congregação de vontades para a edição de um livro de homenagem. Esta obra reúne testemunhos e fotografias de familiares e amigos, para além de um conjunto de mais de cem fotografias de que é autor.

O livro foi lançado em 12 de agosto de 2023, por ocasião da exposição de homenagem realizada no Museu Vivo do Franciscanismo, na Ribeira Grande. 

.

.

.

Nesta edição do iNstantes, tem lugar uma exposição de homenagem ao fotógrafo.

.

Tudo acontece no momento presente. A vida é agora. O crescimento acontece agora. A felicidade existe agora. Os sentimentos são reais neste momento. Tudo o mais é fantasia.

O momento é breve, dura alguns segundos, como sempre, ele foi-se e passamos de imediato para o próximo. Os momentos vêm e vão, os sentimentos contidos neles envelhecem e a fotografia serve para preservar estes momentos.

O fotógrafo luta para captar o gesto, para contar o detalhe e captar o sentimento do todo e torná-lo vivo.

A arte de fotografar existe para manter vivo o momento vivendo o presente. Cada momento que é efémero sucede e antecede o momento.

.

Benjamim Leandro Medeiros

.

.

.

Benjamim Leandro Medeiros

.

.

.

A exposição de Homenagem a Benjamim Leandro Medeiros, integra o iN’24 – 11.º Festival Internacional de Fotografia de Avintes, pode ser vista na Casa da Cultura de Avintes, no Largo do Palheirinho, em Avintes, de 10 a 26 de maio de 2024.

.

.

.

.

RED / Benjamim Leandro de Medeiros, nasceu em Ponta Delgada (S. Miguel, Açores) em 1960 e faleceu na mesma cidade em 2022.

Foi um apaixonado pela arte de fotografar. Registou com um olhar sem segredo, a alma da sua gente e tudo o que se identifica com a sua forma de ser e estar na vida.

Colaborar com os seus trabalhos em eventos culturais. Colaborou com a RTP – Açores, em grafismo na elaboração de genéricos e separadores. Contribui com trabalhos expostos em grandes dimensões em outdoors para um bem-estar citadino, na maior cidade açoriana.

Foi com os seus trabalhos expostos na galeria de arte “FineArt-Portugal” que revelou a qualidade do seu trabalho.

Fez parte do livro colecção Arte “20 fotografia de rua” e “20 retrato a cores”, colaborou com imagens em outros livros. Expôs em 2016, ”Momentos, Sentimentos e Emoções” no iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes.

Foi sócio fundador do iNstantes – Associação Cultural, com o #35

.

.

.

.

Sobre o iN’24, a 11.ª edição do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, regista Pereira Lopes, Presidente da Direcção do iNstantes – Associação Cultural:

.

2014-2023. Dez edições realizadas do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes.

O mesmo empenho de sempre para que este festival continue na senda de melhorar as suas propostas artísticas.

Segundo as opiniões que nos vão chegando, podemos considerar que, a esse nível, o balanço é extremamente positivo.

Sabemos também das nossas limitações, quer orçamentais, quer de espaços expositivos.

Sabemos que podemos contar com a Junta de Freguesia de Avintes e das inúmeras associações, que desde a primeira hora nos acolhem para que seja realizado este importante evento cultural.

Levamos o nome de Avintes, de Vila Nova de Gaia e do nosso país por esse mundo fora!

Sabemos que não é despiciendo o valor acrescentado – mensurável e não mensurável – do turismo cultural que trazemos até nós.

Da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, nem sequer respostas a pedidos de reunião, à solicitação de espaços expositivos sobre a sua tutela, nem ao nosso pedido para o envio de um texto para este catálogo.

Temos ouvido a vereadora responsável pela área da Cultura, dizer publicamente – nas cerimónias de abertura do festival – que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia irá continuar a apoiar o festival como sempre o tem feito! Como sabem, zero vezes qualquer número é igual a zero!

Continuamos a acreditar que é possível construir pontes.

Achamos que é indispensável que isso aconteça.

De 10 a 26 de maio de 2024, voltamos a contar convosco para a 11ª edição deste projecto cultural.

.

.

O presidente da Junta de Freguesia de Avintes, Cipriano Castro, escreve:

.

Mês de maio em Avintes

.

Como já se tornou uma tradição, o mês de maio em Avintes é sinónimo de exposições de fotografia, que se materializam com mais uma edição do iNstantes, o Festival Internacional de Fotografia de Avintes.

Fotógrafos, profissionais e amadores, mas também muitos outros cidadãos que gostam de fotografia, portugueses, mas também estrangeiros, todos rumam em maio até Avintes, tornando a nossa terra, neste período, verdadeiramente a “capital” da fotografia em Portugal.

A Junta de Freguesia de Avintes associa-se a mais esta edição do iNstantes e felicita todos os fotógrafos expositores, mas também todos os que nos visitam, bem como os avintenses, e esperamos que todos possam disfrutar destas exposições, preparadas e montadas com muita dedicação e empenho pelo diretor do Festival iNstantes.

.

.

.

Cortesia: iNstantes – Associação Cultural.

.

No FF, a agenda deste iN’24, no FF, aqui; sobre outras exposições dos festivais iNstantes, aqui.

Sobre o iNstantes, no site do Festival, aqui.

.

.

.