SANDRA TEIXEIRA, NATUREZA (RE)CONSTRUÍDA
A exposição integra a Mostra de Fotografia e Autores – MFA Lisboa, organizada pela Associação CC11, patente no Mercado de Campo de Ourique, Loja 26, de 10 de setembro a 14 de novembro de 2025.
.
.
.
“Natureza (Re)Construída”, de Sandra Teixeira, é uma reflexão sobre a relação entre a imagem fotográfica e os seus processos – tanto químicos como visuais – e a natureza, que a fotografia mimetiza e traduz.
É também uma reflexão sobre a natureza e os seus ciclos de transformação. Folha, luz e papel confundem-se num diálogo subtil entre o efémero e o perene.
Dos seus projetos, destacam-se ‘Wabi-sabi’ (2021), uma série de impressões lúmen em papel de gelatina de prata expirado que versa sobre o constante estado de transformação da natureza e de toda a matéria, e ‘Folha-planta’ (2023), onde a artista explora a ideia de folha enquanto objeto e imagem, criando um diálogo entre suporte e conteúdo, entre fotografia e natureza. As suas peças procuram a singularidade de cada imagem.
.
.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2025
.
.
.
A exposição “Natureza (Re)Construída”, de Sandra Teixeira, integra a Mostra de Fotografia e Autores – MFA Lisboa, organizada pela Associação CC11, está patente no Mercado de Campo de Ourique, bancas 8 e 9, na R. Coelho da Rocha, n.º 104, em Lisboa, de 10 de setembro a 14 de novembro de 2025.
.

.
.
.
Sandra Teixeira (1993, Guimarães) é artista visual, com sede no Porto. O seu trabalho com fotografia alternativa e experimental parte de uma observação atenta da natureza e celebra a transformação e imperfeição das imagens, oscilando entre o acaso e o controlo.
A fragilidade dos materiais fotossensíveis, a passagem do tempo e a materialidade da fotografia como objeto são preocupações no seu trabalho, e concretizam-se através do uso de alternativas químicas de baixa toxicidade, incluindo reveladores à base de plantas e ingredientes domésticos comuns.
Sandra Teixeira exibiu os seus trabalhos em várias cidades da Europa e a sua primeira exposição individual teve lugar em 2025, no espaço Lugar Comum, no Porto.
.
.
.
A Mostra de Fotografia e Autores – MFA Lisboa é organizada pela Associação CC11:
.
A fotografia marca a agenda da cidade neste mês de Setembro, com a inauguração de doze exposições de autores, emergentes ou consagrados, na 3.ª edição da Mostra de Fotografia e Autores – MFA Lisboa. Venha juntar-se a esta festa da fotografia e conhecer os seus autores.
Nesta edição, a MFA Lisboa optou por concentrar as exposições em seis locais de edições passadas – Jardins do Bombarda, Galeria Imago, espaço CC11@Imago, Casa da Imprensa e mercados da Ribeira e de Campo de Ourique –, acrescentando-lhes dois espaços marcantes: o Pavilhão de Segurança (Panóptico) do Miguel Bombarda e os pavilhões da Mitra. Nos meses de Setembro e Outubro, a fotografia está na cidade.
.
.
.
Pode conhecer mais sobre Sandra Teixeira, no FF, aqui.
A Agenda da 3.ª Mostra de Fotografia e Autores – MFA Lisboa, no FF, aqui.
Sobre esta e outras edições da Mostra de Fotografia e Autores no FF, aqui.
Sobre a Associação CC11, aqui (site).
.
.
.

















Pingback: AGENDA . 3.ª MOSTRA DE FOTOGRAFIA E AUTORES – MFA LISBOA | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA