JOÃO PAULO BARRINHA, A FABULOSA MÁQUINA DE FAZER PARAR O TEMPO

A exposição integra a Mostra de Fotografia e Autores – MFA Lisboa, organizada pela Associação CC11, patente no Mercado de Campo de Ourique, Loja 26, de 10 de setembro a 14 de novembro de 2025.

.

.

.

Nesta exposição, João Barrinha apresenta retratos, autorretratos, vistas, paisagens realizadas com a sua “Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo”, uma máquina fotográfica “à la minute”, buscando a tradição de antigos fotógrafos que percorriam feiras e alguns espaços públicos turísticos. Fotografa com exposições de alguns segundos, em papel fotográfico, que depois revela, fixa e lava, ficando com um negativo em papel; colocando-o num suporte próprio da câmara que construiu, fotografa o negativo, obtendo o positivo em papel, que revela, fixa e lava.

Na exposição cria diversos cenários, quer de estúdio – nalguns dias esteve no local e fotografou – quer do recanto da casa, onde a presença da fotografia é comum, como sobre a mesa de cabeceira ou na parede por cima, ou de galeria informal. Algumas das imagens foram ampliadas ou são apresentadas em negativo, reforçando o seu impacto.

.

.

A Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo é a denominação genérica de um projecto com características performativas e didácticas, criado pelo fotógrafo João Paulo Barrinha como projecto principal da sua plataforma de produção denominada Walking Camera Project. Aqui, o acto fotográfico é encarado como performance, recorrendo à fotografia à la minute em diversos eventos ou projectos pessoais.

O nome deste projecto inspira-se no cruzamento entre os pregões de feiras de fenómenos bizarros ou de horrores do século XIX e o romance A Máquina do Tempo, de H.G. Wells (1895).

Este é, ao mesmo tempo, o nome da câmara fotográfica, de concepção e construção próprias, com modo de funcionamento baseado nas Afghan Box Cameras, mas com design do tipo retrofuturista e com algumas características humanóides, elementos que pretendem transmitir uma noção de intemporalidade, ponte ou transversalidade no tempo, características essas também da própria fotografia enquanto médium. 

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2025

 .

.

João Barrinha, Aspetos da exposição (estúdio), 2025

.

.

.

A exposição de João Paulo Barrinha, “A Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo” integra a Mostra de Fotografia e Autores – MFA Lisboa, organizada pela Associação CC11, está patente no Mercado de Campo de Ourique, Loja 26, na R. Coelho da Rocha, n.º 104, em Lisboa, de 10 de setembro a 14 de novembro de 2025.

.

.

.

.

João Paulo Barrinha. Nasceu em Cantanhede, em 1964, e vive em Torres Vedras desde 1975. Nas áreas de fotografia e vídeo, realizou diversas formações profissionais no Cenjor, Ar.Co e RESTART. É licenciado em Fotografia no Instituto Politécnico de Tomar. Fotógrafo, formador e videógrafo, iniciou-se profissionalmente na fotografia com funções de jornalista / repórter fotográfico, actividade que exerceu por três anos, em diversos órgãos de comunicação social, regionais e nacionais.

Como autor, encara o acto de fotografar como simultaneamente performativo e de acção social, vendo-o ainda como uma importante ferramenta para a construção e descoberta pessoal.

Interessa-se por temáticas relacionadas com questões da memória e identidade, colectiva ou individual.

.

.

.

A Mostra de Fotografia e Autores – MFA Lisboa é organizada pela Associação CC11:

.

A fotografia marca a agenda da cidade neste mês de Setembro, com a inauguração de doze exposições de autores, emergentes ou consagrados, na 3.ª edição da Mostra de Fotografia e Autores – MFA Lisboa. Venha juntar-se a esta festa da fotografia e conhecer os seus autores.

Nesta edição, a MFA Lisboa optou por concentrar as exposições em seis locais de edições passadas – Jardins do Bombarda, Galeria Imago, espaço CC11@Imago, Casa da Imprensa e mercados da Ribeira e de Campo de Ourique –, acrescentando-lhes dois espaços marcantes: o Pavilhão de Segurança (Panóptico) do Miguel Bombarda e os pavilhões da Mitra. Nos meses de Setembro e Outubro, a fotografia está na cidade.

.

.

.

Pode conhecer mais sobre João Barrinha, no FF, aqui e aqui.

A Agenda da 3.ª Mostra de Fotografia e Autores – MFA Lisboa, no FF, aqui.

Sobre esta e outras edições da Mostra de Fotografia e Autores no FF, aqui.

Sobre a Associação CC11, aqui (site).

.

.

.