INTIMIDADES EM FUGA. EM TORNO DE NAN GOLDIN
Exposição no MAC/CCB – Museu de Arte Contemporânea / Centro Cultural de Belém, em Lisboa, de 21 de outubro de 2024 a 31 de agosto de 2025.
.
.
.
A galeria do piso -2 onde já nos habituámos a ver fotografia, acolhe esta exposição.
A parede contínua da galeria, do corredor que acede aos vários compartimentos, acolhe a série The Ballad of Sexual Dependency, de Nan Goldin, produzida entre 1981 e 1996, cujo título foi retirado de A ópera dos três vinténs, de Kurt Weill-Bertolt Brecht, e que originou o seu primeiro livro de fotografia.
Paralelamente, nos vários compartimentos apresentam-se
66 obras de 36 artistas, principalmente da Coleção Holma/Ellipse, mas também com contribuições da Coleção Berardo, Coleção Teixeira de Freitas, CACE, Casa das Histórias e da Galeria Filomena Soares. Incluindo suportes como pintura, escultura, fotografia e vídeo, o público é convidado a interpretar a intimidade como uma experiência compartilhada e em fluxo.
Intimidades em fuga vê a intimidade como a arte de contar e habitar a vida, revelando os hábitos, desejos e afeições, na sua tensão, no seu desequilíbrio e nas suas inclinações, que definem a nossa condição de interioridade. Divergindo da ideia de identidade, a intimidade aqui não é um ato de reclusão, mas sim uma expressão de ser, flexível e permeável ao mundo ao nosso redor.
A exposição recorre à obra de Nan Goldin para gerar outras fugas e explorar temas variados ligados à intimidade, das práticas expressivas de artistas femininas que desafiaram normas patriarcais até as tendências introspetivas do final do século XIX que culminam nas problemáticas tensionais do surrealismo e da psicanálise. Assim, a intimidade torna-se um ato político, transformando o privado em algo coletivamente vivido e moldando a nossa realidade compartilhada.
.
.
.
Reproduzo da folha de sala:
.


.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2025
.
.
.

Nan Goldin, Pic-nic on the Esplanade, Boston, 1973. Da série The Ballad of Sexual Dependency
.
.
.
A exposição “Intimidades em fuga. Em torno de Nan Goldin”, com curadoria de Nuria Enguita e obras de Nan Goldin e 36 artistas, está patente no MAC/CCB – Museu de Arte Contemporânea / Centro Cultural de Belém, na Praça do Império, em Lisboa, de 21 de outubro de 2024 a 31 de agosto de 2025.
.
.
.





























