BENI PONS VILLALONGA, VISÕES SUBJECTIVAS

A exposição integrou o iN’25 – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, esteve patente na Casa da Cultura de Avintes, em Avintes, de 3 a 31 de maio de 2025.

.

.

.

Apresentei diversos projetos que integraram o Festival iNstantes, após o encerramento deste dediquei-me à Bienal de Fotografia do Porto, que esteve patente naquela cidade até dia 29 de junho. Regresso agora a mais algumas exposições do iNstantes, que me parece merecerem este destaque. Hoje apresento a obra de BEni Pons Villalonga, de origem espanhola mas a residir no Porto, e o seu muito interessante trabalho.

.

.

No nosso quotidiano, cruzamo-nos constantemente com formas, sombras e cores que, muitas vezes, nos passam despercebidas.

A partir de elementos objetivos, a autora constrói uma narrativa visual subjetiva, onde a arquitetura se transforma num jogo de linhas, cores, contrastes e composições inesperadas. As geometrias convertem-se, assim, noutras expressões.

Mais do que um simples registo, estas fotografias apelam aos sentidos, onde abstração e realidade se encontram.

O que parece evidente dissolve-se na subjetividade do olhar, e a composição transforma-se num puzzle onde cada espectador poderá encontrar a sua própria interpretação.

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2025

.

.

.

A exposição de Beni Pons Villalonga, “Visões subjectivas”, integrou o iN’25 – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, encontrou-se na Casa da Cultura de Avintes, no Largo do Palheirinho, em Avintes, de 3 a 31 de maio de 2025.

.

.

.

.

António Bracons, Beni Pons Villalonga, Avintes, maio 2025

.

.

Beni Pons Villalonga nasceu em 1969, em Espanha, na ilha de Menorca.
A sua profissão deu-lhe a oportunidade de viver em vários países europeus; atualmente, reside e trabalha no Porto.
Os seus primeiros contactos com a fotografia ocorreram na era analógica, onde desenvolveu o seu gosto pela fotografia, sobretudo em preto e branco, captando e revelando as suas imagens.
Agora, na era digital, regressa a esta paixão, desenvolvendo o seu trabalho com uma visão conceptual do meio envolvente que o rodeia.

 .

.

.

Pode conhecer mais sobre a obra de Beni Pons Villalonga, aqui.

Pode saber mais sobre o Festival iNstantes no FF, aqui, no site do Festival, aqui.

.

Cortesia: iNstantes – Associação Cultural.

.

.

.