CARLOS TRANCOSO, URBANÁRIO

Exposição integrada na Bienal’25 de Fotografia do Porto, encontra-se na Casa do Infante, de 15 de maio a 29 de junho de 2025.

.

.

.

Urbanário revela o olhar de Carlos Trancoso sobre o projeto Porto BioLab – experiência pioneira na cidade, onde se explora a otimização dos serviços dos ecossistemas em benefício da comunidade urbana. Este futuro bosque-laboratório é já base de reflexão sobre a relação entre pessoas e natureza em contexto citadino, desenhando planos de regeneração e reequilíbrio dessa sinergia emergente através da ação humana e seu potencial transformador.

.

.

.

Carlos Trancoso, Urbanário

.

.

.

A exposição de Carlos Trancoso, “Urbanário”, com curadoria de Jayne Dyer e Virgílio Ferreira, integrada na Bienal’25 de Fotografia do Porto, encontra-se na Casa do Infante, na R. da Alfândega, 10, de 15 de maio a 29 de junho de 2025 (ter – dom 10:00→17:30).

.

Com a participação de: Divisão Municipal de Gestão Ambiental da Câmara Municipal do Porto: Marta Pinto, Ricardo Pinto, Luís Monteiro; Centro de Educação para a Sustentabilidade da Quinta do Covelo: Sandra Lima; Equipa projetista e biólogos – CIBIO-UP: José Miguel Lameiras, Paulo Farinha Marques, Filipa Guilherme, Ana Rita Araújo, Léon Hertz, Manuel Rebelo; Noites de Morcegos (bióloga): Luzia Sousa; Promotor do germinário (Parque Alameda de Cartes): Nuno Moutinho; Charcos com vida – CIIMAR UP: José Teixeira; Criação de Pombos – Bairro SAAL de Contumil: Hilário, Augusto.

.

.

.

.

Carlos Trancoso (1989) é um artista visual português. Utiliza o olhar fotográfico numa perspetiva crítica sobre a relação do ser humano com a tecnologia, procurando desafiar os padrões estabelecidos de interação e criação de imagens na sociedade contemporânea. Embora utilize abordagens ficcionais, a sua linguagem mistura-se com a fotografia documental, criando imagens sem câmara, mixed media e imagens geradas por computador. É membro do Coletivo Barda e integra a plataforma Futures Photography (selecionado pela Ci.CLO). Expôs em festivais como o Photoalicante (Espanha), Backlight (Finlândia) e Bienal da Maia (Portugal).

.

.

.

Pode conhecer melhor a obra de Carlos Trancoso no seu website, aqui.

Sobre a Bienal de Fotografia do Porto, a Agenda no FF, aqui, outras exposições aqui; no site da BFP, aqui.

Outras exposições de outros anos do Ci.CLO – Bienal de Fotografia do Porto, no FF, aqui.

.

.

.