GONÇALO C. SILVA, UM LAGO ACIMA DO DESERTO

Exposição integrada na Bienal’25 de Fotografia do Porto, encontra-se na Galeria da Biodiversidade, de 15 de maio a 29 de junho de 2025.

.

.

.

Em Um lago acima do deserto, Gonçalo C. Silva reflete acerca da dicotomia entre a dimensão natural e artificial do maior lago artificial da Europa, o Alqueva. O projeto expõe o metafórico sistema vascular submerso que assegura a sobrevivência deste corpo. Esta criação é simultaneamente um olhar para as margens contrastantes, secas e áridas, alertando para o impacto das alterações climáticas neste território e a dependência de sistemas artificiais para enfrentar o futuro.

.

.

.

Gonçalo C. Silva, Um Lago Acima do Deserto

.

.

.

A exposição de Gonçalo C. Silva, “Um Lago Acima do Deserto”, com curadoria de Jayne Dyer e Virgílio Ferreira, integrada na Bienal’25 de Fotografia do Porto, encontra-se na Galeria da Biodiversidade, no Jardim Botânico do Porto | Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, na Rua do Campo Alegre 1191, de 15 de maio a 29 de junho de 2025 (ter – dom 10:00→13:00, 14:00→18:00).

.

Com a participação de: Catarina Marques, Diogo Nascimento, Dimas Ferro, José Carlos Ruivo, José Fialho

.

.

.

.

Gonçalo C. Silva (1997) é um artista visual sediado em Lisboa. Estudou na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e no Atelier de Lisboa e frequenta o Mestrado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na Universidade Nova de Lisboa. No seu trabalho, que aplica uma abordagem artística à fotografia, aborda temas relacionados com a representação da paisagem e com a relação entre humanos e natureza, centrando-se nos emaranhados de património, presença, identidade e pertença. A interligação de imagens de diferentes contextos cria novos significados e narrativas com um forte carácter simbólico, relacionado com as suas experiências pessoais.

.

.

.

Pode conhecer melhor a obra de Gonçalo C. Silva no seu website, aqui.

Sobre a Bienal de Fotografia do Porto, a Agenda no FF, aqui, outras exposições aqui; no site da BFP, aqui.

Outras exposições de outros anos do Ci.CLO – Bienal de Fotografia do Porto, no FF, aqui.

.

.

.