MÓNICA DE MIRANDA, PROFUNDIDADE DE CAMPO

Exposição integrada na Bienal’25 de Fotografia do Porto, pode ser vista na Galeria Municipal do Porto, de 29 de março a 15 de junho de 2025 e na Sala de Exposições da Universidade Católica, Porto, de 28 de março a 13 de junho de 2025.

.

.

.

Entre o vídeo, a performance e a instalação, a exposição de Mónica de Miranda questiona a divisão entre presença e dissociação; distração e conexão; utopia e memória. Habita um tempo que reside no espaço entre a ficção e a realidade, onde as potencialidades da reescrita de histórias e o pensamento de futuros se cruzam nas ações discursivas e performativas propostas como parte do projeto.

.

.

.

Mónica de Miranda, Profundidade de Campo

.

.

A exposição de Mónica de Miranda, “Profundidade de Campo”, com curadoria João Laia e Nuno Crespo, integrada na Bienal’25 de Fotografia do Porto, pode ser vista na Galeria Municipal do Porto, de 29 de março a 15 de junho de 2025, (ter – dom 10:00→18:00) e na Sala de Exposições da Universidade Católica, Porto, de 28 de março a 13 de junho de 2025 (seg – sáb 14:00→19:00).

.

.

.

.

Mónica de Miranda é uma artista visual, cineasta e investigadora portuguesa/ angolana. A sua prática, interdisciplinar e baseada na investigação, observa criticamente a convergência de políticas, género, memória, espaço e história. Recorre ao desenho, instalação, fotografia, cinema, vídeo e som, posicionando o seu trabalho na fronteira entre ficção e documentário. Investiga estratégias de resistência, geografias de afeto, narração de histórias e ecologias do cuidado. É fundadora do Hangar (2014), centro de arte e investigação em Lisboa. Representou o Pavilhão Portugal na La Biennale di Venezia 2024, enquanto artista e co-curadora do projecto Greenhouse.

.

.

.

Pode conhecer mais sobre a obra de Mónica de Miranda, no FF, aqui, no site da artista, aqui.

.

Sobre a Bienal de Fotografia do Porto, a Agenda no FF, aqui, outras exposições aqui; no site da BFP, aqui.

Outras exposições de outros anos do Ci.CLO – Bienal de Fotografia do Porto, no FF, aqui.

.

.

.