FILIPA LEITE ROSA, PÓVOA E MEADAS, 2022

.

.

.

Filipa Leite Rosa

Póvoa e Meadas

Fotografia: Filipa Leite Rosa

Edição da Autora / 2022

Português / 25 x 25 cm / 112 pp.

Cartonado / Integra 3 postais e uma fotografia em desdobrável

.

.

.

.

Póvoa e Meadas é uma pequena aldeia do Alto Alentejo e a origem da minha família paterna. É sinónimo de infância, de Verão, de regresso.

Sempre senti uma grande ligação a esta terra e aos lugares que faço questão de pisar em todas as minhas visitas. No entanto, um espaço é também quem o habita, por isso, quis aproximar-me mais das pessoas e conhecer melhor o seu quotidiano.

Durante o Inverno de 2021/22, palmilhei todas as ruas e caminhos da Póvoa, retornei aos locais da minha juventude e fui encontrando, conhecendo o rosto colectivo desses sítios, a comunidade que aí vive e as relações familiares que nos unem. Este livro assenta, por isso, na memória, mas sobretudo na descoberta.

.

.

.

Filipa Leite Rosa, Póvoa e Meadas, 2022

.

.

.

O projeto foi desenvolvido no âmbito da 3ª edição da masterclass Narrativa, fundada pelo fotógrafo Mário Cruz, esteve em exposição no Museu de Póvoa e Meadas, Castelo de Vide, durante o mês de Abril de 2023.

.

.

.

Filipa Leite Rosa nasceu em Lisboa em 1986. Formou-se em engenharia civil e exerceu esta profissão durante alguns anos até se ter dedicado à fotografia a tempo inteiro, em 2014. No entanto, o interesse nesta forma de arte começou muito antes, durante a sua adolescência, com fotografia de rua e de viagem. A fotografia de eventos surgiu em 2012 e é a sua actual profissão. Paralelamente, o seu interesse na fotografia documental começou a ganhar espaço e é agora uma peça central da sua vida, pelo que o seu principal desejo e objectivo é continuar a desenvolver projectos fotográficos independentes.

Participou no workshop de fotografia de rua com o fotógrafo Stuart Paton, em 2019, Lisboa.

Participou na Masterclass Narrativas Fotográficas do Intendente, de Pauliana Valente Pimentel, em 2020/2021, onde desenvolveu o seu projecto “Amor Cão”. Integrou a respectiva exposição colectiva na Casa Independente, em Junho 2021.

Participou na Masterclass da Narrativa, de Mário Cruz, em 2021/2022, onde desenvolveu o seu projecto “Póvoa e Meadas”. Integrou a respectiva exposição colectiva, evento inaugural do espaço Narrativa, em Abril de 2022.

Publicou o seu primeiro livro, “Póvoa e Meadas”, cuja apresentação aconteceu no primeiro Ciclo Narrativa, em Agosto de 2022.

Em Janeiro de 2023, tornou-se membro fundadora da Narrativa, uma associação cultural sem fins lucrativos, cuja missão é a partilha e valorização da fotografia como forma de expressão e comunicação.

Em Abril de 2023, inaugurou a sua primeira exposição individual, “Póvoa e Meadas”, no Museu de Póvoa e Meadas.

Em Novembro de 2023, fez parte do projecto e exposição colectiva de rua “50 Anos, 50 Retratos”, um trabalho produzido pela Narrativa para a Câmara Municipal de Almada.

.

.

.

Pode conhecer melhor a obra de Filipa Leite Rosa aqui.

.

.

.