MARIA JOÃO VALE, À BEIRA DE … TANTO MAR . TANTO MAR, 2024
.
.
.
Maria João Vale
À Beira de … Tanto Mar . Tanto Mar
Fotografia: Maria João Vale / Citações: Al Berto, do livro “O Medo” / Arranjo gráfico: Margarida Carvalho
Edição de Autor / 2024
Português / 13,0 x 16,0 cm / 36 pp, não numeradas
Agrafado / 30 ex.
.
.

.
.
À BEIRA DE…
TANTO MAR . TANTO MAR
.
Este projeto fotográfico “À Beira de… Tanto Mar . Tanto Mar”, faz um caminho de introspeção percorrendo o nosso mar e rio com imagens de Lisboa, Vila Franca de Xira, Costa da Caparica, Troia, Algarve e do arquipélago da Madeira.
Esta é uma seleção de vinte e quatro fotografias do nosso mar e rio numa representação visual fazendo um percurso na orla marítima com elementos das praias, areias, dunas, ventos, ondas, sedimentos, rochas, pedras, nuvens, céus e rio, marcadas pelas tonalidades e superfícies que vão dar cor a este à Beira de Tanto Mar.
Era uma desejo que as fotografias para além do título tivessem uma citação que acompanhasse as imagens, escolhi um autor Alberto Raposo Pidwell Tavares, pseudónimo Al Berto e o livro , O Medo, 2009, Assírio & Alvim, 4ª Edição, Lisboa, retirando pequenas frases que se ligassem à temática através da sua poesia.
A maior percentagem de água na terra encontra-se nos oceanos e nos mares, sendo o mar a maior superfície da terra, o mar é um lugar único, o nosso alimento, uma fonte de inspiração, uma paisagem com raízes que nos circundam desde a beira mar até um horizonte sem fim.
A ideia de que o Mar também pode criar imagens abstrativas e tantas outras foi um desafio quer na sua escolha quer no olhar imersivo que me levaram à construção deste projeto.
.
Maria João Vale | Julho 2024
.
.
.
OLHANDO O MAR
.
A Natureza em geral e o Mar em particular, sempre exerceram um enorme fascínio sobre os fotógrafos amadores ou profissionais, seja no âmbito da paisagem, seja no restritivo registo de cores e texturas, ou através da captura de detalhes.
Maria João Vale trabalhou um pouco de tudo isto que resultou nesta mostra, onde sobressai a justeza dos enquadramentos e rigor da composição, recorrendo a uma paleta de cores não muito expandida, mas ainda assim exuberante.
Explorando as potencialidades das formas, texturas, relevos e lisuras, oferece-nos a autora imagens fotográficas impactantes e de registo preciso, obtendo insuspeitadas harmonias, extraindo das irregularidades geometrias surpreendentes.
Transparece neste conjunto coeso e formalmente coerente, o prazer de fotografar e a alegria de mostrar fotografias que apostam mais na qualidade plástica da imagem construída, do que na representação figurativa do que foi encontrando.
.
Carlos Carvalho | Outubro 2024
.
.
.
Maria João Vale, À Beira de … Tanto Mar . Tanto Mar, 2024
.
.
.
Este livro é o catálogo da exposição homónima, com curadoria de Carlos Carvalho, que decorreu de 13 a 24 de Novembro de 2024 na Galeria Arte Graça, em Lisboa.
.
.
.
Maria João Vale (Lisboa, 1956), professora aposentada com licenciatura em Educação Física e Desporto.
Tem o certificado do Curso de Fotografia na Sociedade Nacional de Belas Artes 2016 a 2019, frequentou o curso de Imagens com Ideias Dentro e Artes com Sentidos desde 2019 a 2024 na Xuventude de Galiza, participou em diversos workshops no âmbito da fotografia.
Tem trabalhos de fotografia publicados em livros e outras publicações.
Participa desde 2015 em diversas exposições individuais e coletivas.
.
.
.
Pode conhecer mais sobre a obra de Maria João Vale, no Instagram, aqui.
.
Cortesia: Maria João Vale.
.
.
.








