PALOMA GOMIDE, À MEIA-NOITE VOLTAREI

A série integrou o iN’24 – 11.º Festival Internacional de Fotografia de Avintes.

.

.

.

À meia-noite voltarei

.

Esta exposição faz parte de uma releitura da história da Cinderela, transferida para a periferia de uma grande cidade; Florianópolis.

Uma série que fica no limiar entre a ficção e a realidade.

Fotografada em uma das comunidades da ilha de Santa Catarina, a casa que serve de cenário é também a casa do protagonista, que abriga alguns encontros de vida com o personagem de conto de fadas.

O escapismo da realidade noturna e as meias de diferentes tons de pele que a personagem consegue usar também aparecem como pontos de reflexo na imagem.

O interior da casa, que proporciona uma estética própria, move-se no tempo e no espaço e permitiu-nos criar uma atmosfera mágica aliada ao processo de interpretação da personagem, construção realizada em conjunto pela autora e pela atriz.

.

Paloma Gomide

.

.

.

Paloma Gomide, À meia-noite voltarei

.

.

.

A exposição de Paloma Gomide, “À meia-noite voltarei”, integrou o iN’24 – 11.º Festival Internacional de Fotografia de Avintes, viu-se nos Bombeiros Voluntários de Avintes, na Rua 5 de Outubro, 4093, em Avintes, de 10 a 26 de maio de 2024.

.

.

.

.

Paloma Gomide, Brasil

Graduada em Cinema e em Fotografia, desenvolve tanto no audiovisual como na fotografia projetos documentais autorais. Contemplada em 2019 no Prêmio Catarinense de Cinema com o projeto de curta “Onde era mar”.

Entre a sua produção recente está “As irmãs e o sol” realizado durante a Missão Fotográfica NEFA BC (2020), na qual desenvolveu a sua pesquisa junto à comunidade quilombola de Balneário Camboriú.

O projeto “Venho de outros mares” contemplado no Edital Aldir Blanc 2021, teve em 2022 uma itinerância da exposição por quatro cidades de Santa Catarina (Florianópolis, Rancho Balneário Camboriú e Itajaí). Em 2022, recebeu o prêmio aquisição no 50º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto com parte de sua série “À meia noite estarei de volta”, com a mesma série foi selecionada para o 20º Salão Nacional de Jataí (GO), 2023.

Atualmente cursa Mestrado em Escrita de Roteiro na EICTV em Cuba.

.

.

.

.

Sobre o iN’24, a 11.ª edição do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, regista Pereira Lopes, Presidente da Direcção do iNstantes – Associação Cultural:

.

2014-2023. Dez edições realizadas do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes.

O mesmo empenho de sempre para que este festival continue na senda de melhorar as suas propostas artísticas.

Segundo as opiniões que nos vão chegando, podemos considerar que, a esse nível, o balanço é extremamente positivo.

Sabemos também das nossas limitações, quer orçamentais, quer de espaços expositivos.

Sabemos que podemos contar com a Junta de Freguesia de Avintes e das inúmeras associações, que desde a primeira hora nos acolhem para que seja realizado este importante evento cultural.

Levamos o nome de Avintes, de Vila Nova de Gaia e do nosso país por esse mundo fora!

Sabemos que não é despiciendo o valor acrescentado – mensurável e não mensurável – do turismo cultural que trazemos até nós.

Da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, nem sequer respostas a pedidos de reunião, à solicitação de espaços expositivos sobre a sua tutela, nem ao nosso pedido para o envio de um texto para este catálogo.

Temos ouvido a vereadora responsável pela área da Cultura, dizer publicamente – nas cerimónias de abertura do festival – que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia irá continuar a apoiar o festival como sempre o tem feito! Como sabem, zero vezes qualquer número é igual a zero!

Continuamos a acreditar que é possível construir pontes.

Achamos que é indispensável que isso aconteça.

De 10 a 26 de maio de 2024, voltamos a contar convosco para a 11ª edição deste projecto cultural.

.

.

O presidente da Junta de Freguesia de Avintes, Cipriano Castro, escreve:

.

Mês de maio em Avintes

.

Como já se tornou uma tradição, o mês de maio em Avintes é sinónimo de exposições de fotografia, que se materializam com mais uma edição do iNstantes, o Festival Internacional de Fotografia de Avintes.

Fotógrafos, profissionais e amadores, mas também muitos outros cidadãos que gostam de fotografia, portugueses, mas também estrangeiros, todos rumam em maio até Avintes, tornando a nossa terra, neste período, verdadeiramente a “capital” da fotografia em Portugal.

A Junta de Freguesia de Avintes associa-se a mais esta edição do iNstantes e felicita todos os fotógrafos expositores, mas também todos os que nos visitam, bem como os avintenses, e esperamos que todos possam disfrutar destas exposições, preparadas e montadas com muita dedicação e empenho pelo diretor do Festival iNstantes.

.

.

.

.

Cortesia: iNstantes – Associação Cultural.

.

No FF, a agenda deste iN’24, no FF, aqui; sobre outras exposições dos festivais iNstantes, aqui.

Sobre o iNstantes, no site do Festival, aqui.

Pode conhecer melhor o trabalho de Paloma Gomide, aqui.

.

.

.