XESÚS BÚA, HOMENS E MULHERES DE SAL E FERRO

A exposição integrou o iN’24 – 11.º Festival Internacional de Fotografia de Avintes.

.

.

.

Homens e mulheres de sal e ferro

.

Nesta série fotográfica, o muxiano toma como eixo central a figura do percebeiro e a vida de quem arrisca os seus produtos, distanciando seus resultados da perigosidade do ofício e da epopeia explícita da grande maioria dos retratos desses pessoas.

A intenção do fotógrafo é iniciar um diálogo íntimo e sensível com quem retrata, uma espécie de conversa que humanize essas heroínas do quotidiano, mostrando desde o seu sofrimento até à sua alegria, passando pela sua força e os seus sentimentos. Na visão do autor, na hora da tarefa, quem come marisco não pensa que o que sai do corpo é instinto e adrenalina. Então, no final, a alma do indivíduo é reencarnada e este é o elemento central de cada imagem, o instante após o momento de máxima tensão.

Além disso, há também o interesse em retratar a figura feminina no meio marinho. As mulheres também aparecem no projeto retratadas como iguais, sendo parte fundamental do trabalho no mar. As ondas não distinguem entre os sexos quando se trata de pegar um corpo, então o fotógrafo também não pretende.

As fotografias realizadas entre 2015 e os dias de hoje são maioritariamente a preto e branco, mas desta vez a fotografia é também a cores para mostrar a estética do contexto das cracas. Para alcançar os resultados esperados, Jesus Búa decide evitar a teleobjetiva e usar lentes curtas para que a experiência seja próxima e assim, de alguma forma, mimetizar os assuntos a serem retratados. Homens e Mulheres de Sal e Ferro continua a obra de A Miña Terra, onde com cumplicidade o artista olha, se relaciona e capta o presente mutável do seu ambiente, como se fosse uma nostalgia do futuro.

.

Xesús Búa

.

.

.

Xesús Búa, Homens e mulheres de sal e ferro

.

.

.

A exposição de Xesús Búa, “Homens e mulheres de sal e ferro, integrou o iN’24 – 11.º Festival Internacional de Fotografia de Avintes, pôde ser vista nos Bombeiros Voluntários de Avintes, na Rua 5 de Outubro, 4093, em Avintes, de 10 a 26 de maio de 2024.

.

.

.

.

Xesús Búa (Muxía I Galiza,1961) é um fotógrafo que percorreu toda a sua vida a Costa da Morte, por iniciativa própria e como fotojornalista do La Voz de Galícia durante mais de 25 anos. O seu interesse pela fotografia começou aos 12 anos, quando sua avó lhe deu a primeira câmara fotográfica. Discípulo de Ramón Caamaño (Muxia, 1908 – 2007), continua a trabalhar com os povos de Bisbarra e a retratar o seu mundo, nos moldes da fotografia etnográfica.

As suas fotografias foram várias vezes premiadas no concurso de fotografia Carballés Xosé Manuel Eiris, segundo prémio no PSH Profesional e foi premiado pela FEPFI. Ele também teve várias indicações nos Prémios Lucus Augusti e foi selecionado no VIII Concurso de Fotografia da Fundação Caja Rural Jaén. As suas imagens percorreram grande parte da Galiza e a sua última exposição, A Miña Terra, esteve também em França e Portugal.

Sempre procurando entender e estudar, continua treinando-se para aprimorar a sua técnica e aprender com as novas tendências e novos suportes tecnológicos.

.

.

.

.

Sobre o iN’24, a 11.ª edição do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, regista Pereira Lopes, Presidente da Direcção do iNstantes – Associação Cultural:

.

2014-2023. Dez edições realizadas do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes.

O mesmo empenho de sempre para que este festival continue na senda de melhorar as suas propostas artísticas.

Segundo as opiniões que nos vão chegando, podemos considerar que, a esse nível, o balanço é extremamente positivo.

Sabemos também das nossas limitações, quer orçamentais, quer de espaços expositivos.

Sabemos que podemos contar com a Junta de Freguesia de Avintes e das inúmeras associações, que desde a primeira hora nos acolhem para que seja realizado este importante evento cultural.

Levamos o nome de Avintes, de Vila Nova de Gaia e do nosso país por esse mundo fora!

Sabemos que não é despiciendo o valor acrescentado – mensurável e não mensurável – do turismo cultural que trazemos até nós.

Da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, nem sequer respostas a pedidos de reunião, à solicitação de espaços expositivos sobre a sua tutela, nem ao nosso pedido para o envio de um texto para este catálogo.

Temos ouvido a vereadora responsável pela área da Cultura, dizer publicamente – nas cerimónias de abertura do festival – que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia irá continuar a apoiar o festival como sempre o tem feito! Como sabem, zero vezes qualquer número é igual a zero!

Continuamos a acreditar que é possível construir pontes.

Achamos que é indispensável que isso aconteça.

De 10 a 26 de maio de 2024, voltamos a contar convosco para a 11ª edição deste projecto cultural.

.

.

O presidente da Junta de Freguesia de Avintes, Cipriano Castro, escreve:

.

Mês de maio em Avintes

.

Como já se tornou uma tradição, o mês de maio em Avintes é sinónimo de exposições de fotografia, que se materializam com mais uma edição do iNstantes, o Festival Internacional de Fotografia de Avintes.

Fotógrafos, profissionais e amadores, mas também muitos outros cidadãos que gostam de fotografia, portugueses, mas também estrangeiros, todos rumam em maio até Avintes, tornando a nossa terra, neste período, verdadeiramente a “capital” da fotografia em Portugal.

A Junta de Freguesia de Avintes associa-se a mais esta edição do iNstantes e felicita todos os fotógrafos expositores, mas também todos os que nos visitam, bem como os avintenses, e esperamos que todos possam disfrutar destas exposições, preparadas e montadas com muita dedicação e empenho pelo diretor do Festival iNstantes.

.

.

.

.

Cortesia: iNstantes – Associação Cultural.

.

No FF, a agenda deste iN’24, no FF, aqui; sobre outras exposições dos festivais iNstantes, aqui.

Sobre o iNstantes, no site do Festival, aqui.

.

.

.