LUCILA HORN, PROIBIDO SUBIR AO ALTAR

A exposição integra o iN’24 – 11.º Festival Internacional de Fotografia de Avintes, encontra-se no Parque Biológico Municipal de Avintes, de 10 a 26 de maio de 2024.

.

.

.

Proibido subir ao altar

.

A série “Proibido subir ao altar” é resultado de pesquisa desenvolvida a partir da residência artística “De cultura a Cultura” realizada na região do Porto – Portugal e Ilha de São Miguel – Açores, em fevereiro de 2019.

Uma reflexão sobre a religiosidade característica da cultura açoriana, herança mantida em festas e costumes no interior da Ilha de Santa Catarina, onde vivo.

Para além de abordar poeticamente questões como valores morais e disciplina, heranças de uma sociedade judaico-cristã que tenta ditar os papéis de homens e, principalmente, das mulheres; a narrativa segue na para a possibilidade de transpor as barreiras culturais impostas.

.

Lucila Horn

.

.

.

Lucila Horn, Proíbido subir ao altar

.

.

.

A exposição “Proíbido subir ao altar”, de Lucila Horn, integra o iN’24 – 11.º Festival Internacional de Fotografia de Avintes, encontra-se em Avintes, no Parque Biológico Municipal, R. Cunha, de 10 a 26 de maio de 2024.

.

.

.

.

Lucila Horn. Artista, Curadora, produtora e educadora de arte, graduada em Artes Plásticas, pós-graduada em Pintura, especialista em Arte e Ciências Humanas, e em Fotografia, mestre em Educação e Cultura e doutora em Educação.

Artista desde 1987, desde 1989 atua na área de educação.

Como curadora destacam-se as exposições “Brasil África em nós” (parceria com Walter Firmo – 2009) no MIS SC, “Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios, Ruidos” (2013-2014) no Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, co-curadoria de “Translitorânea” (2014) de Andrea Einchenberger com curadoria de Michel Poivert, no MESC, Feiras Arte FOTO em Helena Fretta Galeria de Artes (2015-2020).

Em 2021 esteve entre os 15 curadores convidados para o Les Rencontres d’Arles – Iandé & Photo Doc – Rituels photographiques | Un regard sur le Brésil.

Orienta os trabalhos do projeto de extensão Clube de Fotografia junto ao Laboratório interdisciplinar de formação de professores LIFE/Udesc. Orientadora da Missão Fotográfica NEFA BC/2020 e da Residência na Foto 2020. Coordena o Festival de Fotografia Floripa na Foto, o BC Foto Festival, o Encontro de Livros de Fotografia de Autor – ELFA e o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA.

.

.

.

.

Sobre o iN’24, a 11.ª edição do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, regista Pereira Lopes, Presidente da Direcção do iNstantes – Associação Cultural:

.

2014-2023. Dez edições realizadas do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes.

O mesmo empenho de sempre para que este festival continue na senda de melhorar as suas propostas artísticas.

Segundo as opiniões que nos vão chegando, podemos considerar que, a esse nível, o balanço é extremamente positivo.

Sabemos também das nossas limitações, quer orçamentais, quer de espaços expositivos.

Sabemos que podemos contar com a Junta de Freguesia de Avintes e das inúmeras associações, que desde a primeira hora nos acolhem para que seja realizado este importante evento cultural.

Levamos o nome de Avintes, de Vila Nova de Gaia e do nosso país por esse mundo fora!

Sabemos que não é despiciendo o valor acrescentado – mensurável e não mensurável – do turismo cultural que trazemos até nós.

Da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, nem sequer respostas a pedidos de reunião, à solicitação de espaços expositivos sobre a sua tutela, nem ao nosso pedido para o envio de um texto para este catálogo.

Temos ouvido a vereadora responsável pela área da Cultura, dizer publicamente – nas cerimónias de abertura do festival – que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia irá continuar a apoiar o festival como sempre o tem feito! Como sabem, zero vezes qualquer número é igual a zero!

Continuamos a acreditar que é possível construir pontes.

Achamos que é indispensável que isso aconteça.

De 10 a 26 de maio de 2024, voltamos a contar convosco para a 11ª edição deste projecto cultural.

.

.

O presidente da Junta de Freguesia de Avintes, Cipriano Castro, escreve:

.

Mês de maio em Avintes

.

Como já se tornou uma tradição, o mês de maio em Avintes é sinónimo de exposições de fotografia, que se materializam com mais uma edição do iNstantes, o Festival Internacional de Fotografia de Avintes.

Fotógrafos, profissionais e amadores, mas também muitos outros cidadãos que gostam de fotografia, portugueses, mas também estrangeiros, todos rumam em maio até Avintes, tornando a nossa terra, neste período, verdadeiramente a “capital” da fotografia em Portugal.

A Junta de Freguesia de Avintes associa-se a mais esta edição do iNstantes e felicita todos os fotógrafos expositores, mas também todos os que nos visitam, bem como os avintenses, e esperamos que todos possam disfrutar destas exposições, preparadas e montadas com muita dedicação e empenho pelo diretor do Festival iNstantes.

.

.

.

.

Cortesia: iNstantes – Associação Cultural.

.

No FF, a agenda deste iN’24, no FF, aqui; sobre outras exposições dos festivais iNstantes, aqui.

Sobre o iNstantes, no site do Festival, aqui.

.

.

.