ANA ALVIM, CAVE CANEM, 2023

.

.

.

Ana Alvim

Cave Canem

Fotografia: Ana Alvim

Edição do Autor / 2023

Português / 17 x 17 cm / 8 pp

Leporello / Originais / ? ex

.

.

.

.

Ana Alvim elabora pequenas edições (4 a 10 exemplares), completamente artesanais, em leporello (acordeão) com a montagem ou colagem de fotografias originais (impressões fotográficas), os textos regra geral, manuscritos, os elementos cosidos manualmente.

Sobre a obra escreve:

.

“CAVE CANEM” trata-se de uma obra onde se reúnem textos e imagens, recolhidas estas ao longo de vários anos e ainda um poema – “Mise en Abyme”, reelaborado a partir de um trabalho escrito e realizado em 2023. Com a escolha da forma Leporello pretende-se apresentar ao leitor uma hipótese de completar a construção mental da obra, proporcionando uma leitura visual que alterna entre o texto (poema visual) e a representação fotográfica (fotomontagem).

.

.

.

Ana Alvim, Cave Canem, 2023

.

.

.

Ana Sousa Alvim

Porto. Licenciada em Filosofia e mestre em Estética da Fotografia (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), com a dissertação “Fotografia e Modernidade”. Co-autora, com Adriano Rangel, dos livros “Tecnologias de Design” e “Oficina de Design”, ambos com chancela Porto Editora. Exerceu a docência na Escola Superior de Jornalismo do Porto e na Escola Superior de Arte e Design, em Matosinhos. Profissionalmente, iniciou-se na RTP, como produtora. Em 1980 começou colaboração no atelier de design Isto é. Desenvolve produção visual na área da arquitectura, educação, música erudita, stage photography e fotografia documental — Fábrica Ivima, Têxtil Afonso, Raça Barrosã, Raça Equina Garrana, Manobras do Porto’2012, Minas de São Domingos, Piscinas Naturais da Ilha do Pico, Restaurante Regaleira.

Expõe colectivamente na Cooperativa Árvore, na Casa-Museu Teixeira Lopes, Casa das Artes, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte de S. João da Madeira (Oliva Creative Factory) e, individualmente, no Centro de Cultura Musical Artave, Fundação Castro Alves, Galeria Arco8. Os seus trabalhos fotográficos estão publicados em diversos livros e revistas e integram algumas colecções particulares: Fundação Castro Alves, Escola Profissional Artística do Vale do Ave, Centro de Cultura Musical, Instituto Nun´Álvres, Arquivo Municipal de Lisboa e Fundação Calouste Gulbenkian.

.

.

.

Pode conhecer melhor a obra de Ana Alvim, aqui e aqui.

.

.

.