MANUELA DOS CAMPOS, 2 ½ NA CURVA DO VENTO, 2018
.
.
.
Manuela dos Campos
2 ½ na curva do vento
Fotografia e texto: Manuela dos Campos
Porto: Pierrot le Fou / Novembro . 2018
Coleção Fascículos, n.º 13
Português / 17,0 x 23,0 cm / 20 p.
Agrafado / 300 ex.
ISBN: 9789895415625
.
.

.
.
Sobre a obra escreve a autora:
.
Ao longo de vinte e um anos, um livro de imagens em movimento e som, tem vindo a ser escrito com uma câmara de vídeo por Manuela Dos Campos que adopta este meio, também electrónico, como suporte de apropriação e criação artística. A série 2 1/2 na curva do vento que aqui se publica é uma seleção de percursos e vivências, quase diárias, que revelam um registo autónomo e sistemático, mais frequente no período nocturno, fazendo a fusão de vários tempos e espaços, desde 1997.
As suas imagens convergem com a cena da música electrónica no Porto, acompanhando e recolhendo as suas primeiras manifestações em clubes-bares, associações e instituições. Neste trabalho, as imagens são de natureza social, plástica e poética, realizadas em inaugurações, exposições e clubbing — em espaços como o Aniki Bóbó, Passos Manuel, Mala Voadora, Café au Lait entre outros — que foram e são locais de culto na trajectória vibracional e construção cultural da cidade.
Este fascículo, composto por narrativas não lineares em frames de video analógico e digital, apresenta uma paisagem humana, sónica, auto-reflexiva, onde a música surge como forma de intervenção, em imagens low tech que resistem desde o início do colapso dos anos 90 ao fim anunciado da iminente joyeuse tragédia.
.
Todas as imagens fazem parte do arquivo de Manuela dos Campos. Os dj’s nas imagens são Snr. Guimarães (Passos Manuel), Line of Two / Miguel Flor e Nuno Paiva (Mala Voadora), Pedro Tenreiro (Passos Manuel), Tiago Carneiro (Passos Manuel), Vaticano II (Pérola Negra), Pedro Santos (Café au Lait e Passos Manuel), Rodrigo Affreixo (Aerobica, Passos Manuel).
.
.
Manuela dos Campos, 2 ½ na curva do vento, 2018
.
.
.
Manuela dos Campos (Guimarães, 1960)
Licenciada em Artes Plásticas – Escultura e Mestre em Criação Artística Contemporânea, pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Tem desenvolvido trabalhos de expressão artística através do cruzamento entre a escultura, vídeo, fotografia, desenho e instalação em exposições colectivas e individuais desde 1995. Dos seus mais recentes projectos destacam-se as exposições Uma certa falta de coerência (Porto, 2015), Museu Nogueira da Silva (Braga, 2017), Candelabro (Playlist #22, 2018 e Galeria Municipal do Porto (Musonautas, Visões e Avarias 1960-2010, 2018).
.
.
.





