AGENDA  .  MFA – MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE FARO

Em Faro, na Fábrica da Cerveja e na ETIC Algarve – Praça Central do Mercado Municipal, de 21 de outubro a 25 de novembro de 2023.

.

.

.

Depois de realizada em Arroios, a Mostra de Fotografia de Arroios, replica em Faro – a Mostra de Fotografia de Faro, com uma programação que integra mais exposições e outros eventos.

.

.

.

Sobre a MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE FARO, escreve Paulo Agostinho:

.

FESTA DA FOTOGRAFIA EM FARO PELAS MÃOS E OLHAR DA MFA

.

A Mostra de Fotografia de Faro (MFA) vai transformar a cidade algarvia na capital da fotografia durante um mês, entre 21 outubro e 25 novembro. Fotógrafos consagrados em exposições, projeções, livros, documentários, debates e mercado de autor prometem uma animação permanente, centrada na imagem, num evento organizado pela associação CC11 em parceria com a Galeria Santa Maria Maior, ETIC Algarve e o Município de Faro.

O núcleo principal da MFA é a antiga Fábrica de Cerveja, mas o Mercado Municipal será também palco de eventos, que incluem 13 exposições, 10 individuais e 3 coletivas.

E porque a arte só faz sentido quando concretizada na vida das pessoas, a MFA vai promover debates sobre a violência doméstica e sobre o direito à habitação.

“Casa”, uma exposição com dezenas de fotojornalistas e curadoria de Ana Brígida, Enric Vives-Rubio e José Farinha, transforma em imagem a reflexão sobre a casa, não apenas como local físico mas também como espaço sonhado por quem quer ter um lar. Num tempo em que os problemas da habitação são tema de agenda, em particular em regiões sensíveis como o Algarve, a exposição é também um convite aos visitantes para refletirem, sobre a argamassa e os alicerces sobre os quais é possível construir um mundo mais justo e inclusivo, onde todas as pessoas tenham acesso a uma casa digna e segura. O tema é o mote de um debate sobre os “Desafios da Habitação em Portugal” no dia 24 de outubro, no Auditório ETIC Algarve – Mercado Municipal de Faro. No mesmo auditório, mas no dia 23 de novembro, o debate “Violência Doméstica: Aqui Um Homem Matou Uma Mulher”, tem como ponto de partida a exposição do fotojornalista José Carlos Carvalho, com o mesmo título e que pode ser visitada no exterior da Fábrica da Cerveja, que revisita uma reportagem para a revista Visão, que percorreu o país de norte a sul, guiando-nos por lugares e histórias de mulheres assassinadas, vítimas de violência doméstica, e nos faz um retrato de um país pintado de dor, na última década.

O fotógrafo João Mariano, também diretor de arte da agência 1000olhos, em Aljezur, conta na sua exposição “Ensaio sobre a Osmose Visual”, histórias de “Lavrar o Mar” no sudoeste do país, procurando uma linha do horizonte que nem sempre fica entre o céu e a terra.

Já na exposição “Na Terra”, a fotojornalista Ana Brígida calcorreia a Serra do Açor em busca da resiliência de quem não quer deixar as origens ou de quem quer reconstruir aldeias. Criaram uma nova economia, uma moeda própria, mercados de produtos artesanais e uma escola numa tentativa de criar um futuro onde há um forte passado.

Depois do sucesso em Lisboa, “Diakuyu” (‘obrigado’, em ucraniano) chega a Faro, mostrando alguns exemplos dos trabalhos fotojornalísticos dos jornalistas portugueses durante a invasão da Ucrânia. Com a curadoria de Alexandre Almeida, a exposição junta nomes de topo do fotojornalismo em Portugal num olhar partilhado sobre o conflito que marca a atualidade.

O premiado fotojornalista argentino Horacio Villalobos traz ao Algarve um conjunto de obras sobre o “Golpe de Estado no Chile”, um momento único do século XX que suspendeu a história e marcou gerações. O ataque militar ao palácio presidencial, a última foto do Presidente chileno, Salvador Allende, e a vitória dos golpistas sobre a democracia e os direitos humanos são lições vivas de história que vale a pena recordar. Para que, como se diz no Chile, “Nunca Más”.

Na Praça Central do Mercado Municipal de Faro, a fotojornalista portuguesa Patrícia de Melo Moreira mostra a imagem que Portugal deu ao mundo durante os incêndios de 2017, com mais de uma centena de mortos. Fotojornalista da agência de notícias francesa AFP, Patrícia de Melo Moreira transmite o olhar com que o mundo viu Portugal num “Verão Negro” que teima em se reatar cada ano.

“Águas Quentes”, do premiado fotógrafo documental Vlad Sokhin, retrata as evidências visuais do aquecimento global causado pelo homem, num olhar humano e intimista sobre a crise ambiental mais premente da história da humanidade.

Valter Vinagre, com a sua exposição “Animais de Estimação”, mostra que é possível sempre contar novas histórias visuais, este caso encapsulando numa imagem a morte taxidérmica dos animais.

Na natureza, a morte renasce em vida, como nos conta Luísa Ferreira, na sua exposição “A Evolução é Silenciosa”. Porque a matéria, dita morta, tem uma mutação mais lenta, mas também mais teatral, uma encenação contada pela objetiva da fotógrafa.

Na pandemia, os limites de todos foram testados. Mas também os limites dos territórios. Num dos momentos mais tensos, o fotojornalista Enric Vives-Rubio, percorreu as fronteiras do seu concelho de residência num tempo em que cada cidadão estava impedido de as cruzar. “Confins” é o nome da exposição que nasceu nesses dias, um trabalho meditativo sobre o território e o confinamento, que nos leva a refletir sobre fronteira, limites, restrições, solidão, vazio e, também a revisitar espaços próximos e afastados geograficamente do centro da cidade no contexto de um confinamento.

O diário da pandemia, “365 Dias que Mudaram as Nossas Vidas”, é a proposta da fotojornalista Clara Azevedo, reunindo durante um ano peculiar fotografias que são o seu estado de alma, transmitindo a incerteza de cada dia numa cidade, num país, adormecidos.

Entre as exposições coletivas, a MFA traz também a “Kioskzine”, um projeto editorial de referência em Portugal que incluirá em Faro obras de doze autores, que abrem as portas do seu arquivo pessoal, permitindo um novo olhar para os seus trabalhos.

Os documentários serão exibidos às sextas à tarde, na ETIC Algarve, sobre grandes nomes da fotografia mundial, uma parceria com a Midas Filmes.

Os sábados na Fábrica de Cerveja têm uma programação que inclui visitas comentadas às exposições com autores/curadores, apresentação de livros e revistas, projeção de projetos com os mais conhecidos fotógrafos do Algarve e Mercado de Autor, com livros e fotografias.

.

.

.

Imediatamente abaixo, em resumo, o programa geral da MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE FARO, depois detalharei as exposições, com ligações para publicações no FF, bem como os restantes eventos, por data.

.

.

.

.

EXPOSIÇÕES

.

.

.

Patrícia de Melo Moreira / Verão Negro

A villager waits to see the evolution of a wildfire at Isna village, Castelo Branco on July 26, 2020.

Faro: Mercado Municipal – Praça Central

Sobre esta exposição no FF, aqui.

.

.

Em Faro, na Fábrica da Cerveja:

.

AAVV / Casa

Fotografias de: Adriano Miranda, Ágata Xavier, Ana Baião, Anabela Gonçalves, António Carrapato, António Pedro Santos, Bruno Taveira, Carlos Alvares, Carlos Costa, Diana Quintela, Fernando Veludo, Filipe Bianchi, Francisco Melim, Frederico Batista, Hermano Noronha, João Barrinha, João Serrão, Lorenzo Roncaglione, Maria Xavier, Nelson Garrido, Paula Roush, Paulo Alexandrino, Paulo Pimenta, Paulo Santos, Rodrigo Cabrita, Sara Matos, Tiago Miranda

Tiago Miranda, Lisboa

Sobre esta exposição no FF, aqui.

.

.

Ana Brígida / Na terra

Laura a procurar o melhor ângulo de luz para cozinhar no seu forno solar. Mudou-se para a Esmigada de Inglaterra onde criou o projecto Awaken Forest Project, onde pretende revitalizar uma área de monocultura de pinheiros e eucaliptos abandonada. Laura looks for the best angle to cook in her solar oven. Laura moved to the interior of Portugal where she founded the Awaken Forest Project, a non profit organization that aims to revive an area of mostly abandoned pine and eucalyptus monoculture in Serra do Açor. Benfeita, Portugal 2018

Sobre esta exposição no FF, aqui.

.

.

Clara Azevedo / 365 Dias que mudaram as nossas vidas

Sobre o livro e esta exposição, no FF, aqui.

.

.

Enric Vives-Rubio / Confins

Sobre esta série no FF (exposição na Galeria de Santa Maria Maior), aqui.

.

.

Horacio Villalobos / Golpe de Estado no Chile

Sobre esta exposição no FF, aqui.

.

.

João Mariano / Ensaio sobre a osmose visual

Sobre esta exposição no FF, aqui.

.

.

José Carlos Carvalho / Aqui um homem matou uma mulher

Filomena Teixeira, 42, morta pelo marido a 25 de dezembro em Armamar Reportagem sobre violencia domestica em Portugal no ano 2015. Local onde morreram as 29 mulheres por viloencia domestica em 2015. Foto: Jose Carlos Carvalho

Sobre esta exposição no FF, aqui.

.

.

Luísa Ferreira / A evolução é silenciosa

Sobre esta exposição no FF, aqui.

.

.

Valter Vinagre / Animais de estimação

Animais de estimação_Pets é uma série fotográfica realizada em 2010 para a exposição “E·CO.” de colectivos fotográficos da América Latina e Europa apresentada na Tabacalera em Madrid com curadoria de Claudi Carreras em representação do colectivo português Kameraphoto.

No FF, sobre esta série (livro), aqui e esta exposiçção, aqui.

.

.

Vlad Sokhin / Águas quentes

Sobre esta exposição no FF, aqui.

.

.

Adriano Miranda, André Luís Alves, Daniel Rodrigues, Eduardo Leal, João Porfirio, Miguel A. Lopes, Miguel Manso, Nuno Veiga, Paulo Nunes dos Santos, Rui Caria, Rui Duarte Silva, Tiago Miranda / Diakuyu. Fotojornalistas portugueses na Ucrânia

Reportagem na estação de comboios de Lviv, na Ucrânia, onde as pessoas querem ir sair do país em direção à Polónia. A Rússia, a mando do seu presidente, Vladimir Putin, invadiu a Ucrânia no passado dia 24 de fevereiro de 2022. Lviv, Ucrânia, 28 de fevereiro de 2022. JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Sobre esta exposição no FF, aqui.

.

.

Kioskzine / 3 anos 12 fotógrafos

[Valter Vinagre]

Doze fotógrafos abrem as portas do seu arquivo pessoal.

Sobre esta exposição no FF, aqui.

Faro: Fábrica da Cerveja

.

.

.

DEBATES, DOCUMENTÁRIOS, APRESENTAÇÕES DE LIVROS E REVISTAS, MERCADO DE AUTOR E PROJEÇÕES

.

Por tipo:

.

.

.

.

.

Por data:

.

.

21.10 | sábado

.

Praça Central do Mercado Municipal de Faro, piso 0:

.

Inauguração da exposição / “Verão Negro”, de Patrícia de Melo Moreira

12:00

.

Fábrica da Cerveja:

.

Inauguração da MFA com visita comentada às exposições

16:00-17:30

.

Lançamento / Kioskzine #9 / “Contrapelo”, de Valter Vinagre, com o autor, José Farinha e Paulo Pimenta

18:00-20:00

.

.

26.10 | quinta-feira

.

Auditório ETIC Algarve – Mercado Municipal de Faro, piso 1:

.

Debate / “Desafios da Habitação em Portugal”

Com: representante da CM Faro; Gonçalo Fonseca, fotojornalista; Reinaldo Teixeira, proprietário Garvetur/Enolagest; Ana Tarrafa, Movimento Porta a Porta; Fábio Zacarias presidente da Associação Académica UAlg; moderação Nuno Costa (fundador do Sul Informação, formador na ETIC_Algarve)

18:30-20:00

.

.

27.10 | sexta

.

Auditório ETIC Algarve – Mercado Municipal de Faro, piso 1:

.

Projeções / “Quatro Tempos”, por Alfredo Cunha

Projeções / “Tribute to Yannis Behrakis”

18:00-18:10 (entrada livre, mediante inscrição aqui)

.

Documentário / Robert Doisneau, o Rebelde Maravilhoso / realização de Clémentine Deroudille

18:10-19:25 (entrada livre, mediante inscrição aqui)

.

.

28.10 | sábado

.

Fábrica da Cerveja:

.

Conversa com autores / António Bracons e José Artur Macedo, moderação de Susana Paiva

12:00-13:00

.

Mercado de Autor – livros e fotografias / Com António Bracons, ATELIER POP-UP, Susana Paiva, Mircea Albutiu, Barba ao Vento, Paulo Ribeiro Baptista, MEF, 1000olhos, José Artur Macedo

14:00-19:00

.

Projeção / Com João Mariano

15:30-17:00

.

Visitas comentadas às exposições

17:30-19:00

.

.

03.11 | sexta

.

Grande auditório UAlg – Campus de Gambelas:

.

Documentário / Máfia dos Oceanos (versão em inglês) / Realização de Jérôme Pin e Jérôme Delafosse

No final debate com o realizador Jérôme Pin, moderado por Bruno Filipe Pires, jornalista (Director Barlavento)

15:00-18:00

.

Auditório ETIC Algarve – Mercado Municipal de Faro, piso 1:

.

Documentário / Mapplethorpe – Vejam as Imagens / Realização de Fenton Bailey e Randy Barbato

18:00-19:45 (entrada livre, mediante inscrição aqui)

.

.

04.11 | sábado

.

Fábrica da Cerveja:

.

Projeção / Pedro Noel e João Porfírio

15:00-16:30

.

Apresentação do livro / “Confins” de Enric Vives-Rubio / Com autor e Nuno de Santos Loureiro

17:00-18:00

.

Visitas comentadas às exposições

18:30-20:00

.

.

10.11 | sexta

.

Auditório ETIC Algarve – Mercado Municipal de Faro, 1º piso:

.

Projeções / “Gana – Destino Final” por Isabelle Serro

Projeções / “The Deadly Cost of Cheap Clothing” por Abir Abdullah

18:00-18:10 (entrada livre, mediante inscrição aqui)

.

Documentário / “Robert Frank – não pestanejes”, realização de Laura Israel

18:10-19:30 (entrada livre, mediante inscrição aqui)

.

.

11.11 | sábado

.

Fábrica da Cerveja:

.

Projeção / Com Sérgio Stakhnk e Ruben Caeiro

15:00-16:30

.

Apresentação do livro / “365 Dias Que Mudaram As Nossas Vidas”, de Clara Azevedo / Com autora e Nuno de Santos Loureiro

17:00-18:00

.

Visitas comentadas às exposições

18:30-20:00

.

.

17.11 |sexta

.

Auditório ETIC Algarve – Mercado Municipal de Faro, 1º piso:

.

Projeção / “Saamis – Vivemos na Tundra”, por Natalya Saprunova

18:00-18:05 (entrada livre, mediante inscrição aqui)

.

Documentário / “À procura de Vivian Maier” / Realização de John Maloof e Charlie Siskel

18:05-19:30 (entrada livre, mediante inscrição aqui)

.

.

18.11 | sábado

.

Fábrica da Cerveja:

.

Projeção / Com Filipe Farinha e Vasco Célio

15:00-16:30

.

Apresentação do livro / “Matérias” de Luísa Ferreira, com autora e Nuno de Santos Loureiro

17:00-18:00

.

Visitas comentadas às exposições

18:30-20:00

.

.

23.11 | quinta-feira

.

Auditório ETIC Algarve – Mercado Municipal de Faro, piso 1:

.

Debate / “Violência Doméstica: Aqui Um Homem Matou Uma Mulher”

Com representante Secretaria de Estado da Igualdade; Serviços Sociais da CM Faro; José Carlos Carvalho, fotojornalista; representante APAV, Algarve; moderação Elisabete Rodrigues (directora do Sul Informação, formadora na ETIC_Algarve)

18:30-20:00

.

.

24.11 | sexta

.

Auditório ETIC Algarve – Mercado Municipal de Faro, 1º piso:

.

Projeções / “Isle Landers – Boat Migration and Malta” por Darrin Zammit-Luppi

Projeções / “Guerra Russo-Ucraniana”, pelos fotógrafos da agência EPA

18:00-18:20 (entrada livre, mediante inscrição aqui)

.

Documentário / “Olhar/Ver Gérard, Fotógrafo”, realização de Fernando Lopes

18:20-19:05 (entrada livre, mediante inscrição aqui)

.

.

25.11 | sábado

.

Fábrica da Cerveja:

.

Conversa com autores / Nuno dos Santos Loureiro, Paulo Ribeiro Baptista, moderação de Susana Paiva

12:00-13:00

.

Mercado de Autor – livros e fotografias / Com ATELIER POP-UP, Susana Paiva, João Barrinha, Samuel Paciano, Irene Meneguzzo, Paulo Ribeiro Baptista, Manuela Vaz, Paula Arinto, Nuno dos Santos Loureiro

14:00-19:00

.

Festa de encerramento da MFA

19:00-20:00

.

.

.

A Mostra de Fotografia de Faro deve-se a:

.

COORDENAÇÃO Bruno Portela, Lígia Pinto

PRODUÇÃO EXECUTIVA Alexandre Ferreira, José Carlos Carvalho, Paulo Petronilho

EXPOSIÇÕES Ana Brígida, Enric Vives-Rubio

DOCUMENTÁRIOS Jérôme Pin

PROJEÇÕES Maria Mann

DEBATES Bruno Portela, Elisabete Rodrigues, Nuno Costa

LIVROS José Farinha, Nuno de Santos Loureiro, Paulo Pimenta

MERCADO DE AUTOR Susana Paiva – Atelier Pop-Up

BLOG PARCEIRO António Bracons – Fascínio da Fotografia

COMUNICAÇÃO & DESIGN Lígia Pinto, Rute Reimão

TEXTOS Paulo Agostinho

.

.

Cortesia: MFA – Mostra de Fotografia de Faro.

.

.

.