VLAD SOKHIN, ÁGUAS QUENTES
A exposição integra a MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, em Lisboa, no Quartel do Largo do Cabeço da Bola, em Arroios, de 30 de agosto a 17 de setembro de 2023.
Posteriormente expõe-se na MFA – Mostra de Fotografia de Faro, na Antiga Fábrica da Cerveja, de 21 de outubro a 25 de novembro de 2023.
.
.
.
Vlad Sokhin testemunhou as evidências visuais sobre o impacto do aquecimento global causado pelo homem, captando a ameaça que paira sobre o quotidiano das comunidades mais afectadas e desprotegidas da região do Pacífico. Um olhar humano e intimista sobre a crise ambiental mais premente da história da humanidade.
As fotografias desta exposição são deliberadamente organizadas por narrativa visual cromática, e não por geografia. Isto faz com que a compartimentação por “região” e “território” desapareça e realça a compreensão de que as mudanças climáticas são globais. Não importa onde estejas, és suscetível de ser afetado. As imagens são uma linguagem universal e, assim, as fotografias em si conduzem a narrativa.
“Por considerar ser uma das maiores calamidades que a humanidade enfrenta hoje, documentei as alterações climáticas através do ponto de vista das comunidades cuja própria existência está ameaçada. ‘Águas Quentes’ mostra que o aquecimento global não é uma realidade distante para as gerações futuras, mas uma questão crítica pela qual todos devemos assumir responsabilidade colectiva e acção imediata.”
.
.
.

Vlad Sokhin, Águas Quentes
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2023
.
.
.
A exposição de Vlad Sokhin, “Águas Quentes”, integra a MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, patente em Lisboa, no Largo Residências, no Quartel do Largo do Cabeço da Bola, em Arroios, de 30 de agosto a 17 de setembro de 2023 (prolongada de 15 para 17/9).
.

.
É apresentada na MFA – Mostra de Fotografia de Faro, que terá lugar no edifício da Antiga Fábrica de Cerveja, entre 21 de outubro e 25 de novembro de 2023.
.
.
.
Vlad Sokhin (Rússia/Portugal) é um fotógrafo documental, videógrafo e produtor multimédia. Aborda questões culturais, sociais e ambientais ao redor do mundo, incluindo zonas pós-conflito e áreas afetadas por desastres naturais.
Trabalhou em projetos fotográficos, de vídeo e rádio, colaborando com iversos meios de comunicação internacionais, bem como com as Nações Unidas e ONGs internacionais. O trabalho de Vlad já foi exibido e publicado internacionalmente, incluindo em festivais de fotografia como o Visa Pour L’Image e o Head On, e em publicações como National Geographic, International Herald Tribune, Newsweek Japan, BBC World Service, The Guardian, National Geographic Traveler, GEO, Stern, Le Monde, Paris Match, Esquire, entre outros.
Produziu curtas-metragens multimédia, bem como vídeos para campanhas e angariação de fundos para organizações como UNICEF, UNAIDS, UN Women, OHCHR, Amnesty International e Space for Giants.
Viveu e trabalhou em Portugal, Espanha, Moçambique, Rússia, Tailândia, Austrália, Papua Nova Guiné e Senegal. Atualmente, está sediado em Libreville, Gabão, e trabalha em África e na região da Ásia-Pacífico.
Vlad é representado internacionalmente pela Panos Pictures.
.
.
.

.
Sobre a Mostra de Fotografia de Arroios refere a organização:
.
A fotografia é uma arma contra o conformismo. A fotografia é subversiva e põe-nos a pensar muito além da imagem estática. No centro de Lisboa, na primeira quinzena de setembro, a sigla MFA regressa a um quartel da GNR, no Largo Cabeço de Bola. A Mostra de Fotografia de Arroios – MFA conta com a participação de fotógrafos documentais e fotojornalistas, nacionais e internacionais, que exibem os seus trabalhos em três exposições colectivas e seis exposições individuais, mas também numa série de eventos paralelos, resultado de uma organização conjunta das associações CC11 e Largo Residências.
Estas atividades são apresentadas em parceria com entidades que têm contribuído para o reconhecimento do melhor que se faz nas áreas da fotografia e do vídeo-documentário em Portugal: Galeria Santa Maria Maior, Atelier Pop-Up, Imago Photo Festival, Kyoskzine, Narrativa, XYZ Books e Midas Filmes. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
A MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE ARROIOS – MFA é um evento cultural, que vai acontecer em Lisboa durante a primeira quinzena de Setembro. Organizada pela Associação CC11 em parceria com o Largo Residências, a Mostra conta com a participação de fotógrafos documentais e fotojornalistas, nacionais e internacionais, que exibem os seus trabalhos numa grande exposição fotográfica colectiva, em vários espaços do antigo quartel da GNR no Largo do Cabeço de Bola, na Freguesia Arroios.
Esta exposição pretende trazer uma reflexão sobre a importância da CASA como um espaço físico, mas também sobre as condições sociais que permitem ou negam o acesso a esse espaço tão fundamental. Além da exposição colectiva, são também apresentadas oito exposições individuais, numa ocupação da MFA de espaços interiores e exteriores do quartel.
A MFA tem uma programação especial para as quintas e sextas-feiras, bem como para os fins de semana: visitas comentadas pelos autores e curadores às exposições, projeção de documentários e slideshows, apresentação de fotolivros e revistas, conversas e debates de temas da actualidade com repórteres fotográficos e jornalistas, além de oficinas em várias áreas da fotografia. Outro destaque da MFA aos fins de semana é o Minimercado de Autor, com livros e fotografias. Todas as actividades são gratuitas e abertas ao público.
Estas atividades são apresentadas em parceria com entidades que têm contribuído para o reconhecimento do melhor que se faz nas áreas da fotografia e do vídeo-documentário em Portugal: Galeria Santa Maria Maior, Atelier Pop-Up, Imago Photo Festival, Kyoskzine, Narrativa, XYZ Books e Midas Filmes. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
.
.
.
Pode ver a Agenda completa da MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, no FF, aqui; a Agenda completa da MFA – Mostra de Fotografia de Faro, aqui; outras publicações sobre a Mostra de Fotografia de Arroios, no FF, aqui.
.
Cortesia: MFA – Mostra de Fotografia de Arroios.
O Fascínio da Fotografia é blogue parceiro da Mostra de Fotografia de Arroios e da Mostra de Fotografia de Faro.
.
.
.













Pingback: AGENDA . MFA – MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE ARROIOS | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . MFA – MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE FARO | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA