KIOSKZINE: UMA EXPOSIÇÃO, OITO EDIÇÕES, ONZE FOTÓGRAFOS
A exposição integra a MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, patente no Quartel do Largo do Cabeço de Bola, Arroios, em Lisboa, de 30 de agosto a 17 de setembro de 2023 e na Antiga Fábrica da Cerveja de Faro, de 21 de outubro a 25 de novembro de 2023.
.
.
.
A Kioskzine, enquanto unidade agregadora e orgânica que desenvolve trabalho no domínio editorial ligado ao fenómeno da fotografia, reúne desde a génese do seu processo de fundação profissionais da área interessados em divulgar o seu trabalho sem que isso lhes mereça qualquer perspectiva hermética ou exclusivista na visão do projecto. A missão e o labor do grupo passam de igual modo por expandir o convite a outros pares, algo que de resto tem vindo a ser feito desde há quase três a esta parte, na essência desde a data da criação do projecto.
Por conseguinte, a Kioskzine nasceu como um espaço dedicado a olhar a fotografia, conjugando de forma associada para esse mesmo efeito os verbos documentar, contar e questionar: um propósito subsequente à ideia de que a fotografia serve para isso mesmo. A Kioskzine enquanto projecto editorial começou por afirmar-se com a publicação de um número zero através da lente colectiva de Daniel Rodrigues, José Farinha e Paulo Pimenta, em Outubro de 2020. Após ter dado à estampa esta primeira versão da revista em formato impresso, foram convidados a participar Pauliana Valente Pimentel, Manuel Roberto, João Pina, Rita Carmo, Ana Brígida, Augusto Brázio, Luísa Ferreira e José Bacelar, que deste modo contaram as suas histórias nas oito edições seguintes. Um fotógrafo por cada edição.
.
João Arezes
.
.
A Kioskzine viu o seu ‘primeiro’ número como três números: 0.1, “O grande Hotel”, de Daniel Rodrigues; 0.2, “A hora de luz na prisão”, de José Farinha e 0.3, “Um beijo de saudade”, de Paulo Pimenta, em 2020. Seguiu-se: 1.0, “Rub’al khali (Empty quarter), de Pauliana Valente Pimentel; 2.0, “A fome dos outros”, de Manuel Roberto; 3.0, “Copan”, de João Pina; 4.0, “Pormenores com a mínima importância”, de Rita Carmo, 5.0, “Na terra / Inland”, de Ana Brígida; 6.0, “República”, de Augusto Brázio; 7.0, “Atelier 13”, de Luísa Ferreira e o 8.0, “À sombra de Deus”, de José Bacelar, que será lançado na MFA, dia 10 de setembro, às 17:00.
Cada número é composto por 36 páginas, formato A5, texto em português e inglês, regra geral com uma tiragem entre os 150 e os 300 exemplares, sendo 30 edição especial, que integra uma fotografia.
.
.
.
Daniel Rodrigues, José Farinha, Paulo Pimenta, Pauliana Valente Pimentel, Manuel Roberto, João Pina, Rita Carmo, Ana Brígida, Augusto Brázio, Luísa Ferreira, José Bacelar
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2023
.
.
.
A exposição “Kioskzine: uma exposição, oito edições, onze fotógrafos”, composta por fotografias de Daniel Rodrigues, José Farinha , Paulo Pimenta, Pauliana Valente Pimentel, Manuel Roberto, João Pina, Rita Carmo, Ana Brígida, Augusto Brázio, Luísa Ferreira e José Bacelar, integra a MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, patente na Largo Residências, no Quartel do Largo do Cabeço de Bola, Arroios, em Lisboa, de 30 de agosto a 17 de setembro de 2023 (prolongada de 15 a 17/9).
.

.
É apresentada na MFA – Mostra de Fotografia de Faro, que terá lugar no edifício da Antiga Fábrica da Cerveja, entre 21 de outubro e 25 de novembro de 2023.
.
.
.

.
Sobre a Mostra de Fotografia de Arroios refere a organização:
.
A fotografia é uma arma contra o conformismo. A fotografia é subversiva e põe-nos a pensar muito além da imagem estática. No centro de Lisboa, na primeira quinzena de setembro, a sigla MFA regressa a um quartel da GNR, no Largo Cabeço de Bola. A Mostra de Fotografia de Arroios – MFA conta com a participação de fotógrafos documentais e fotojornalistas, nacionais e internacionais, que exibem os seus trabalhos em três exposições colectivas e seis exposições individuais, mas também numa série de eventos paralelos, resultado de uma organização conjunta das associações CC11 e Largo Residências.
Estas atividades são apresentadas em parceria com entidades que têm contribuído para o reconhecimento do melhor que se faz nas áreas da fotografia e do vídeo-documentário em Portugal: Galeria Santa Maria Maior, Atelier Pop-Up, Imago Photo Festival, Kyoskzine, Narrativa, XYZ Books e Midas Filmes. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
A MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE ARROIOS – MFA é um evento cultural, que vai acontecer em Lisboa durante a primeira quinzena de Setembro. Organizada pela Associação CC11 em parceria com o Largo Residências, a Mostra conta com a participação de fotógrafos documentais e fotojornalistas, nacionais e internacionais, que exibem os seus trabalhos numa grande exposição fotográfica colectiva, em vários espaços do antigo quartel da GNR no Largo do Cabeço de Bola, na Freguesia Arroios.
Esta exposição pretende trazer uma reflexão sobre a importância da CASA como um espaço físico, mas também sobre as condições sociais que permitem ou negam o acesso a esse espaço tão fundamental. Além da exposição colectiva, são também apresentadas oito exposições individuais, numa ocupação da MFA de espaços interiores e exteriores do quartel.
A MFA tem uma programação especial para as quintas e sextas-feiras, bem como para os fins de semana: visitas comentadas pelos autores e curadores às exposições, projeção de documentários e slideshows, apresentação de fotolivros e revistas, conversas e debates de temas da actualidade com repórteres fotográficos e jornalistas, além de oficinas em várias áreas da fotografia. Outro destaque da MFA aos fins de semana é o Minimercado de Autor, com livros e fotografias. Todas as actividades são gratuitas e abertas ao público.
Estas atividades são apresentadas em parceria com entidades que têm contribuído para o reconhecimento do melhor que se faz nas áreas da fotografia e do vídeo-documentário em Portugal: Galeria Santa Maria Maior, Atelier Pop-Up, Imago Photo Festival, Kyoskzine, Narrativa, XYZ Books e Midas Filmes. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
.
.
.
Pode ver a Agenda completa da MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, no FF, aqui; a Agenda completa da MFA – Mostra de Fotografia de Faro, aqui; outras publicações sobre a Mostra de Fotografia de Arroios, no FF, aqui.
.
Cortesia: MFA – Mostra de Fotografia de Arroios.
O Fascínio da Fotografia é blogue parceiro da Mostra de Fotografia de Arroios e da Mostra de Fotografia de Faro.
.
.
.





























Pingback: AGENDA . MFA – MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE ARROIOS | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . MFA – MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE FARO | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . MFA – MOSTRA DE FOTOGRAFIA & AUTORES . PORTO | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA