ANÍBAL SERAPHIM, ADVENTURAS DE NATAL
Exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades, de 4 de novembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023.
.
.
.
Sobre a exposição escreve o autor:
.
Sete painéis, contendo 70 fotografias, retratam sete anos do qual o autor viajou na sua busca da Luz do verdadeiro espírito natalício.
Viagens sem destino programado, numa aventura que o Destino o levou à redescoberta do Minho, do centro do país e das áreas metropolitanas.
Mas foram as aventuras pela Europa que o levaram a sensibilizar para o espírito do Advento, como em Bernkastel-Kues, na região do Rio Mosel, na Alemanha, quando ao ziguezaguear pelas estreitas ruas medievais vislumbrou a Casa do Calendário do Advento pela primeira vez.
As imagens apresentadas retratam a visão dos primeiros passos do autor no mundo da fotografia, captando-as entre 2011 e 2017, no período entre o Advento e o Dia de Reis (…)
O autor leva ao visitante a sua visão de alguns dos enfeites natalícios que vislumbrou em 2011 no território nacional, passando pelas imagens de 2012 a 2016 em Portugal e na Europa, regressando às origens com fotografias de 2017, na Aldeia de Cabeça, na Serra da Estrela.
Imagens recheadas de peripécias e “adventuras”, mas sobretudo da Luz da bondade e solidariedade, que o autor deseja que emane ao visitante.
.
.
.
Aníbal Seraphim, Adventuras de Natal
.
.
.
A exposição “Adventuras de Natal”, de Aníbal Seraphim, está patente na Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades, de 4 de novembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023 (até 06.01, prolongada).
.
.
.
Aníbal Seraphim nasceu em Agosto de 1965 no Porto e é gestor numa empresa metalúrgica em V. N. Gaia.
Inspira-se nas boas ações e práticas do avô paterno, Julião Santos, que lhe valeu em 1930 o Grau de Cavaleiro e a Condecoração Torre e Espada, por ter salvado a vida a crianças, tendo colocado em perigo a sua própria vida e ter até perdido um dos membros.
Nas horas de lazer contribui para a divulgação de várias regiões do país, sendo Lafões e arredores mais destacados, através de reportagens e entrevistas em jornais regionais, revistas e páginas de internet, tendo escrito mais de 300 artigos.
Usa a forma visual através da divulgação fotográfica e realização de vídeos das atividades recreativas e culturais dessa e de outras regiões do país e eventos noutras zonas do globo, por exemplo, vídeos de concertos.
Interagiu com músicos nacionais e internacionais em tournée como assistente ou roadie, surgindo dessa forma o nome como é reconhecido: Aníbal Seraphim. Nome que consta nas tournées, créditos de CDs e DVDs.
– Prémios: 7 Fotografias como 1º prémio (2018, 2020, 2021 e 2022), 4 fotografias como 2º prémio (2021 e 2022) e 4 fotografias como 3º prémio (2021 e 2022) em vários concursos de fotografia.
– Exposições colectivas: “Descobrir São Pedro do Sul” em S. Pedro do Sul: nos Paços do Concelho em 2017 e 2018, e, em 2019, durante vários meses e locais: Paços do Concelho; nos dois Balneários das Termas e na Escola Secundária. “Descobrir São Pedro do Sul” no Museu Municipal de Oliveira de Frades (2019) e Biblioteca Municipal Laureano Santos em Rio Maior (2019 e 2020); “Maio Florido 2022”, participação com fotografias, poesia e um vídeo alusivo; Exposições em concursos: Biblioteca Municipal de Vale de Cambra e no Terminal de Cruzeiros da APDL.
– Exposições individuais: “O Homem da Máquina Cor-de-Rosa”, no Museu Municipal de Oliveira de Frades (2020); “O Rosto da Natureza”, Galeria de Arte de “A Previdência Portuguesa” em Coimbra (2021 – Janeiro a Março); “O Rosto da Natureza”, no Museu Municipal de Oliveira de Frades (2021 – Abril e Maio); “10 x 15 = 150”, no Museu Municipal de Oliveira de Frades (2021 – Agosto e Setembro); “aGosto pela Natureza”, no espaço expositivo do Restaurante Margarida, em Vouzela (Agosto/2021), “O Rosto da Natureza”, no Museu Municipal de Vouzela (2022 – Julho) e na Casa da Beira Alta, no Porto (2022 – Outubro e Novembro).
– Livros e revistas: Co-autor do livro “Descobrir São Pedro do Sul”. Imagens no livro “Universo das Pedras”. Poesia no livro “Palavras Focadas”. Textos e imagens em revistas de gastronomia e enologia: Nona Arte, Aguçar o Paladar e da Confraria de Gastrónomos da Região de Lafões. Colaboração no livro do Chefe Silva, e “em foco” na revista Montanhas Mágicas.
.
.
.
Pode conhecer mais sobre o trabalho de Aníbal Seraphim no FF, aqui.
.
Cortesia: Aníbal Seraphim.
.
Atualizado em 22.12.27.
.
.
.








Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . JANEIRO A MARÇO 2023 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA