AAVV, O NOSSO OLHAR NO MUNDO #10, 2022  .  2

Apresentação no Auditório da Galeria Edmundo Pedro, em Alvalade, Lisboa, dia 5 de novembro de 2022, às 15:00.

.

.

.

AAVV

O Nosso Olhar no Mundo #10

Fotografia: Ana Cortinhas, António Bracons, António Jara, António Vale, Artur Ferrão, Artur Mendes Moura, Bernardo Lorena Ponte, Carlos Páscoa, Carlos Plácido, Cristina Santos Pinto, Daniel Bastos, Diogo Soares Nóbrega, Eduardo Fernandes, Fernando Curado Matos, Fernando Marques, Francisco Costa, Inácio Cristo Dias, João Sezinando, Joaquim Capitão, Jorge Neto, José Brito, José Godinho, José Manuel Pires Dias, José Rosado, José Valverde, Luís Pereira, Manuela Louro, Maria Marques, Monteiro Gil, Paulo Nabais, Paulo Pinto, Ricardo Barrelas / Texto: José Godinho, Fernando Curado Matos, André Maia, António Bracons / Design: marcvaz.com

Amadora: GOD Publishing / Setembro . 2022

Português / 30,6 x 21,1 cm / 214 pp.

Cartonado / 150 ex. numerados

ISBN: 9789895355488 

.

.

.

.

José Godinho criou uma editora, GOD Publishing e tem-se dedicado a editar livros de fotografia, temáticos, coletivos. Esta série, “O Nosso Olhar no Mundo”, atinge com esta edição, o 10.º volume. Habitualmente, cada volume alberga 15 autores, dispondo cada um de 10 páginas para apresentar um portfólio, de fotografia a cor. Neste décimo volume, assinalando o número simbólico, reúne 32 autores, cabendo a cada um 6 páginas.

Dado o número significativo de autores, mostrei já 16 fotógrafos e apresento hoje os 16 restantes (por ordem alfabética, embora o livro não siga este critério), cada um através de uma fotografia. Partilhei já o meu ensaio e o do André Maia e hoje, o texto do Fernando Curado Matos e o agradecimento especial de José Godinho.

.

.

Fernando Curado Matos escreve um dos textos:

.

OS LIVROS NÃO SÃO EFÉMEROS

.

Nesta década da fotografia digital e do telemóvel em que tecnologia tem evoluído de uma forma fascinante é, no entanto, incapaz de preservar e guardar os ficheiros digitais. Podemos guardar os ficheiros nos discos rígidos, nas nuvens de arquivo digital ou em plataformas partilhadas, mas ninguém é capaz de ter certezas no futuro da segurança destes meios e desta tecnologia. Podemos perder de uma forma dramática as nossas memórias e o trabalho de uma vida.

As impressões em papel das fotografias e os de livros são para já, a forma mais fácil e acessível de preservarmos algumas dessas imagens.

Os livros são para os fotógrafos uma ferramenta importante de eternizar as suas imagens, divulgá-las e preservá-las para o futuro.

Os sites, as redes sociais e as exposições têm muita visibilidade, mas serão sempre locais e momentos efémeros onde a memória se perde com o passar do tempo.

Sempre fui fã e um grande entusiasta de livros de fotografia, tenho orgulho de ter uma das maiores coleções particulares ou até mesmo institucionais de livros de autores portugueses.

Nesta paixão pelos livros também editei ao longo dos anos da minha carreira de fotógrafo alguns livros de fotografia tanto individuais como coletivos.

Alguns desses livros coletivos têm a chancela da editora God Publishing pela mão do José Godinho.

Os livros e as coleções da God Publishing, têm o grande mérito de divulgar o trabalho artístico de muitos fotógrafos portugueses e a fotografia portuguesa.

Desde 2019, ano da sua criação a God Publishing tem vindo de uma forma regular a publicar livros coletivos e individuais sempre com uma grande qualidade estética e técnica onde a excelência da impressão é algo levado muito a sério, fundamental para os livros de fotografia.

Sem estes livros alguns fotógrafos nunca teriam saído do anonimato nem divulgariam o seu trabalho nem o de outros autores.

Conheci o José Godinho em 2020 no Museu de Artes de Sintra, (MUSA), nesse mesmo ano participei pela primeira vez num dos muito livros desta série que agora vai ser publicada para assinalar a 10ª Edição.

“A Arte de Fotografar a P&B” e “O Nosso olhar no Mundo”.

Estes dois novos livros publicados em simultâneo têm a particularidade de uma edição especial, com uma tiragem limitada de 150 exemplares, numerados e com uma capa em relevo. Têm a participação especial de 64 fotógrafos 32 em cada um dos livros.

Estes dois novos livros agora na sua 10ª edição são mais um excelente contributo e a oportunidade de conhecer o trabalho a P&B e a cores de mais alguns fotógrafos, partilhar e divulgar o seu trabalho.

Obrigado José Godinho por todo este excelente trabalho em prol da fotografia.

.

.

.

A fechar, José Godinho, apresenta um agradecimento a todos os autores que colaboraram com os números anteriores, identificando depois estes autores:

.

UM OBRIGADO ESPECIAL A TODOS QUE TORNARAM ESTA COLEÇÃO UMA REALIDADE

.

Desde o início, em 2019, que a ideia era ser diferente, fazer um livro coletivo a cores, sem um tema definido, porque pensava e continuo a pensar que um livro com 160 páginas para agradar a todos e não cansar o leitor, o tema deve ser variado, cada fotógrafo pode mostrar um pouco do que faz nas 10 páginas que lhe são destinadas, não necessariamente incluir só um tema.

Comecei por convidar vários fotógrafos cujo trabalho ao longo dos anos, aprendi a gostar, respeitar e admirar…

Com o vol.1 tudo correu muito bem, programei o vol.2 sem saber até quando ir ou se seria possível chegar a ter 10 ou mais livros, mas sonhava… E aqui estamos, todos nós que fazemos parte desta coleção, a festejar o Vol.10!

Não queria que fosse mais um livro, tinha de ser diferente, mas como? Pensei logo em um design diferente do habitual na coleção, mas era pouco, tinha de haver mais diferenças a marcar esta edição… surgiu então a ideia de fazer um livro com 30 autores, enriquecido com uma maior diversidade de olhares – e acabou por reunir 32 autores, 216 páginas.

Sinto-me melhor e mais feliz por ter acontecido! Feliz pelo sucesso da GOD Publishing e da coleção O NOSSO OLHAR NO MUNDO.

Obrigado ao meu companheiro de trabalho Marcelo Vaz Peixoto.

Um obrigado especial aos 126 fotógrafos que fazem parte desta coleção onde também quis incluir algumas imagens minhas.

No final do livro são dedicadas 5 páginas aos 95 fotógrafos que fizeram parte dos primeiros 9 volumes – não podia de alguma forma deixar de os ter presentes nesta edição “especial” o Vol.10.

Um obrigado especial a todos que tornaram esta coleção uma realidade!

.

.

.

AAVV, O Nosso Olhar no Mundo #10, 2022

Inácio Cristo Dias – João Sezinando – Joaquim Capitão – Jorge Neto – José Brito – José Godinho – José Manuel Pires Dias – José Rosado – José Valverde – Luís Pereira – Manuela Louro – Maria Marques – Monteiro Gil – Paulo Nabais – Paulo Pinto – Ricardo Barrelas

.

.

.

Este 10.º volume de “O Nosso Olhar no Mundo”, bem como o 10.º volume de “A Arte de Fotografar P&B”, vão ser apresentados no Auditório da Galeria do Centro Cívico Edmundo Pedro, na Rua Conde Arnoso 5B, Alvalade, em Lisboa, dia 5 de novembro de 2022, às 15:00.

.

.

.

.

Pode ver a primeira parte deste artigo, sobre os restantes 16 autores, aqui.

.

.

.