AAVV, NÓS E OS OUTROS: UMA PORTA ABERTA PARA A CULTURA!
Exposição promovida pelo MEF, presente na Galeria Imago Lisboa (Imago Garage), de 1 a 24 de setembro de 2022.
.
.
.
Este projeto, “Nós e os outros: uma porta aberta para a cultura!”, foi promovido pelo MEF – Movimento de Expressão Fotográfica, que escreve:
.
O projecto pretendeu promover junto dos refugiados a expressão pessoal e artística dentro do universo particular da fotografia.
Começa com a vontade de através da leitura de diferentes obras de arte portuguesas, desenvolver narrativas visuais de forma a desenvolver capacidades de comunicação entre quem chega pela primeira vez ao nosso país. Partindo da ideia que criar um imagem inspirada numa obra visual de determinada cultura, permite-nos refletir sobre ela e refletir sobre a cultura que fotografámos permite-nos descobrirmo-nos nela, pretendeu-se que este projeto sobre a cultura que é nova, num país novo, seja uma forma de os participantes se descobrirem, descobrindo-se através da imagem. Assim para além da evidente promoção de uma perceção de si mais competente, este projeto promoveu a partilha entre os vários protagonistas construtores da imagem, colocando em processo de trabalho conjunto pessoas nacionais e pessoas refugiadas oriundas de países com diferentes problemáticas, em que a integração num novo país é um processo de longo prazo. A forma de chegarmos aos participantes, passou primeiramente por uma apresentação do projeto junto aos mesmos, e pela explicação de técnicas fotográficas com as quais se poderiam exprimir artisticamente, construindo assim uma narrativa da sua própria interpretação da realidade em que se inserem. A introdução de novas ferramentas, aqui com especial ênfase na fotografia digital, permitiu ao participante ter acesso a um veículo de comunicação, onde uma nova língua pode ser aprendida pela arte visual, pelo que a aproximação e o interesse no projeto é facilmente incorporado, e que, regularmente faz dele uma forma de se projetar enquanto elemento integrado na sociedade.
.
.
.

O sucesso da luta de uma sociedade conservadora por uma liberdade de vida.
.

O que me levou a partilhar esta imagem foi o facto da maioria da minha família ser de áreas rurais, gosto da maneira como guardam a suas ovelhas e o seu gado. A pastorícia e a criação animal são comuns na Etiópia porque 80% da sua população vive em áreas rurais. Existem 80 grupos étnicos diferentes na Etiópia, pastores diferentes em regiões diferentes! Esta é uma fotografia de uma espécie de roupa tradicional de pastor Raya!
.

A música é uma das ferramentas mais importantes para espalhar a paz e a amizade entre nações, e com a música podemos ouvir as palavras de cada nação e aprender sobre as suas culturas e costumes.
.

Respeito pelos direitos e as vidas das mulheres.
.

Enaltecer heróis.
.
.
.
A exposição “Nós e os outros: uma porta aberta para a cultura!”, promovida pelo MEF – Movimento de Expressão Fotográfica e realizada em parceria com o Conselho Português para os Refugiados e com o apoio da Direção Geral das Artes, está patente na Galeria IMAGO LISBOA (Imago Garage), na Rua do Vale de Santo António, 50 C, de 1 a 24 de setembro de 2022.
.

.
.
.
O MEF – Movimento de Expressão Fotográfica é uma associação sem fins lucrativos, que trabalha na área da imagem, com particular destaque na Fotografia. A sua formação surgiu em 2000. No desenvolvimento das suas atividades, o MEF tem dedicado uma parte substancial do seu trabalho à criação de uma plataforma de projectos de intervenção social através da arte em parceria com instituições e associações com o objectivo de estabelecer relações entre a criatividade e a sociedade.
.
.
.
Cortesia: MEF – Movimento de Expressão Fotográfica.
.
Pode conhecer mais sobre a atividade do MEF no FF, aqui, no site do MEF, aqui.
.
.
.