ARTUR PASTOR, ARTUR PASTOR E OS MUNDOS DO SUL, 2019

.

.

.

Artur Pastor

Artur Pastor e os mundos do Sul

Fotografia: Artur Pastor / Texto: Jorge Botelho e Catarina Vaz Pinto (institucional), Luís Pavão, Jorge Queiroz, Ana Saraiva, Artur Costa Pastor

Tavira: Município de Tavira / Lisboa: Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico / Março . 2019

Português e inglês / 21,6 x 21,7 cm / 200 pp.

Cartonado / 450 ex.

ISBN: 9789728705572 

.

.

.

.

Quando parti, no Algarve ficou o meu coração de enamorado, nele deixei para sempre, preso aos seus poentes afogueados, ou ao mar branco das suas “açoteias”, o meu espirito em alvoraçada comoção. Depois, subsistiu sempre uma incessante saudade, o desejo constante de voltar.

Artur Pastor, in O povo algarvio. Recorte de imprensa anterior a 20 de janeiro de 1946.

.

.

Artur Pastor iniciou a sua atividade na fotografia em Tavira, aos 23 anos, quando prestava serviço militar, captando imagens das almadravas da pesca do atum. A sua primeira exposição em 1946, “Motivos do Sul”, foi centrada no Algarve, com destaque para Tavira.

Este livro recolhe imagens realizadas entre 1946 e os anos 1970, quer de provas de época produzidas por Pastor para exposições, quer de ampliações atuais realizadas pelo Arquivo Municipal de Lisboa. Mostra-nos cenas diversas, a Agricultura, Pescas, Arquitectura, Salinas, Investigação Agrícola, Actividades Artesanais e Motivos do Sul, a sua primeira exposição; referindo-me aos vários capítulos em que as fotografias se inserem. Todas elas são quadradas, obtidas com a sua Rolleiflex em película formato 120, a preto e branco.

Os textos: Luís Pavão, fala-nos sobre a obra de Artur Pastor; Jorge Queiróz, sociólogo e diretor do Museu Municipal de Tavira, escreve “Artur Pastor e a identidade-rosto de um país”, Ana Saraiva, “Artur Pastor, o «Domador da Rollei»” e Artur Costa Pastor, escreve sobre o seu pai.

Este livro transporta-nos, pois, a uma realidade que, não sendo no geral do nosso tempo (alguns destes trabalhos ainda se farão…), é de um tempo recente, pelo olhar delicado e dedicado de Artur Pastor.

.

.

.

Artur Pastor, Artur Pastor e os Mundos do Sul, 2019

.

.

.

Este livro foi editado por ocasião da exposição homónima, organizada pelo Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico e pelo Município de Tavira, que decorreu no Palácio da Galeria / Museu Municipal de Tavira, entre 30 de março e 9 de novembro de 2019.

.

Artur Pastor

.

.

Artur Pastor (1922-1999), nasceu em Alter do Chão, foi fotógrafo do Ministério da Agricultura e criador do Arquivo Fotográfico desta instituição, para o qual trabalhou toda a vida. Produziu um corpo de imagens único, de grande qualidade, vasto e completo, sobre a agricultura em Portugal nas décadas de 1940, 1950 e 1960. Fotografou também atividades relacionadas com a pesca na costa Algarvia, Nazaré, Sesimbra e Apúlia entre 1942 e 1970. Publicou os livros “Nazaré” em 1958 e “Algarve” em 1965, ambos com imagens e textos seus. Realizou diversas exposições e colaborou com inúmeras revistas e publicações nacionais e estrangeiras.

O espólio de Artur Pastor foi adquirido pelo Arquivo Municipal de Lisboa à família do fotógrafo, após a sua morte.

.

.

.

Pode conhecer mais sobre a obra de Artur Pastor no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

.

.