JOSÉ FARINHA, PRÓXIMA PARAGEM
.
.
.
José Farinha, Próxima Paragem
.
.
O que nos espera na próxima paragem? Inevitavelmente uma dinâmica urbana na qual coexistem diferentes momentos: os de passagem, os de transição e os de paragem, de espera. Estas imagens espelham esta realidade e pretendem partilhar consigo o sonho de outras paragens.
.
.
José Farinha, Aspetos da exposição, 2021
.
.
.
“Próxima Paragem”, de José Farinha, integrou as exposições do MIP-OFF, sendo apresentada no Metro TV, com duas projeções por hora, nas Estações do Metro do Porto: Trindade, Bolhão, Campo 24 de Agosto, Heroísmo, Est. Dragão, São Bento, Faria Guimarães, Marquês, Combatentes, Casa da Música, Campanhã e Polo Universitário, bem como nas carruagens; em novembro e dezembro de 2021.
.
.
.
José Farinha é um fotógrafo português que vive em Londres desde 2007. Originalmente um engenheiro de minas a trabalhar em todo o mundo, José usava a fotografia para documentar as suas viagens. A sua fotografia tornou-se uma forma vital de entender e capturar as diferentes realidades sociais, políticas e económicas vividas. Em 2010, optou por uma mudança de carreira, tornando-se fotógrafo a tempo integral. José está interessado em identidade urbana, comportamento social e mudança social. Ele acredita firmemente numa sociedade multicultural e aberta, onde o diálogo, a partilha e o respeito mútuo são a única maneira de criar uma vida melhor para todos.
Impulsionado pela situação atual na Europa em relação aos refugiados e pelo fluxo constante de notícias perturbadoras, José decidiu voluntariar-se no campo de Calais para ajudar e vivenciar a situação em primeira mão. Durante a sua primeira visita à selva em Calais, ficou impressionado com o impulso empreendedor dos refugiados, mas acima de tudo com a boa vontade que prosperou no meio das terríveis condições. Começou a documentar e visitar regularmente. Esta foi a faísca para a criação do Projeto Odyssey, onde acreditamos que contar histórias é um poderoso antídoto para a xenofobia e para aumentar a consciencialização.
.
.
.
Pode conhecer melhor a obra de José Farinha no seu site, aqui.
.
.
.










