SUSANA PAIVA, FRAGMENTO [ POTÊNCIA ]
Exposição no Porto, na Clink, no Centro Comercial Bombarda, R. Miguel Bombarda, 285, de 21.11.2021 a 08.01.2022.
.
.
.
Susana Paiva, Fragmento [ potência ]
.
.
Escreve Gonçalo M. Tavares:
.
O fragmento é, pela sua natureza, um ponto onde se inicia; um fragmento nunca termina, mas é raro um fragmento não começar algo. Poderemos dizer que o fragmento é uma máquina de produzir inícios, uma máquina da linguagem, das formas de utilizar linguagem, que produz começos – pois tal é a sua natureza. Uma primeira frase é sempre uma primeira frase: começa. Mas o início tem uma força suplementar: é muitas vezes no início de um processo que se concentra a maior quantidade de uma certa substância, que o desenvolvimento desse mesmo processo só vai diluir ou espalhar por uma extensa área. O fragmento tem essa característica: obriga o relevante a aparecer logo, a não ser adiado. O fragmento impõe uma urgência, uma impossibilidade de diferir. Um fragmento não quer que o outro fragmento que vem a seguir diga o que é da sua responsabilidade dizer. O fragmento acelera a linguagem, acelera o pensamento. Trata-se de uma questão de velocidade e mobilidade que aproxima o pensamento de uma certa urgência que existe, por exemplo, no verso. Estamos pois no âmbito dos nascimentos; o fragmento é um mecanismo de parto; de início, de começo; clínica, usemos esta palavra – eis o que é o fragmento: espaço privilegiado, especializado – clínica de nascimentos.
.
.
“Fragmento [potência]” é a forma mínima de um núcleo expositivo mais vasto onde a autora equaciona a fotografia, na sua natureza fragmentária, como máquina de linguagem, como início de processo onde se concentra o essencial – um discurso sobre a potência da linguagem e a linguagem como potência. Um relato sobre o nascimento das imagens e as pequenas urgências que estas encerram.
.
.
.
Paula Arinto, Aspetos da exposição, 2021
.
.
A exposição “Fragmento [ potência ]” de Susana Paiva, é composta por 9 imagens 50×50 cm em moldura preta de caixa, 1/1, impressas em papel fineart baryta, está presente no Porto, na Clink, no Centro Comercial Bombarda, R. Miguel Bombarda, 285, de 21 de novembro de 2021 a 08 de janeiro de 2022.
.
.
.
Pode conhecer outros trabalhos de Susana Paiva no FF, aqui.
Cortesia da artista.
.
.
.








