FREDERICO BRÍZIDA, MELANOMA

Integrou a exposição “INT ERMI TEN C IA S”, do curso de Projecto em Fotografia e Artes Plásticas, do Atelier de Lisboa, associada ao IMAGO Lisboa Photo Festival 2021, que esteve patente n’ A Homem Mau, na R. Gonçalves Crespo, 6C, em Lisboa, de 24.09 a 27.10.2021.

.

.

.

.

‘Melanoma’ é uma investigação que recai sobre a questão da superfície da fotografia, da sua estratificação e consequente mudança de significado, tal como do corpo e a sua representação na contemporaneidade.

Surgindo sem identidade e numa dialética entre encenação e descoberta, o corpo aparece fracionado e reconfigurado em detalhes e vistas parciais. Este gesto resulta num ato de objetificação do referente, oscilando entre momentos de intimidade e fragilidade.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2021

.

.

.

A série de Frederico Brízida, “Melanoma”, integrou a exposição “INT ERMI TEN C IA S”, do curso de Projecto em Fotografia e Artes Plásticas, do Atelier de Lisboa, orientado por Claudia Fischer e José Luís Neto, curadoria de Atelier de Lisboa, associada ao IMAGO Lisboa Photo Festival 2021, que esteve patente n’ A Homem Mau, na R. Gonçalves Crespo, 6C, em Lisboa, de 24.09 a 27.10.2021.

.

.

.

Frederico Brizida (Lisboa. 1991). Vive e trabalha em Lisboa. Licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2012). Aluno do curso de Projeto em Fotografia e Artes Plásticas no Atelier de Lisboa (2020/21).

Das exposições individuais contam-se: ‘Equimose” na Galeria Graça Brandão, Lisboa (2019) e #trompelesprit’ na Galeria Painel, Porto ( 2017). Algumas das exposições em que participou: ‘BF20 – Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira;, Celeiro da Patriarcal, Vila Franca de Xira (2021); ‘Leite Derramado’, Zaratan, Lisboa; ‘Take The Risk’, Tomaz Hipólito Studio, Lisboa (2020); ‘Olhar a Eternidade’, Cooperativa Árvore, Porto (2017); ‘A Meio de Qualquer Coisa’, Galeria Graça Brandão, Lisboa (2016); ‘EMMA’, Red Bull House of Art, Lisboa (2012).

.

.

.

Pode conhecer melhor o trabalho da artista no FF, aqui.

.

Sobre o Atelier de Lisboa no FF, aqui e o site, aqui.

Sobre o Imago Lisboa Photo Festival no FF (a agenda e outras exposições), aqui e no site do Imago, aqui.

.

.

.