BRUNO CANDEIAS, GONÇALO MATIAS, LUÍS SILVÉRIO, TIAGO SOARES E PEDRO FREITAS, 5 ANOS DE QUARTO ÀS ESCURAS
Coletivo 1/4escuro. Exposição em Lisboa, no espaço Lx Jovem, no Bairro do Armador, Marvila, de 19 de junho a 31 de julho de 2021.
.
.
.
Bruno Candeias – Gonçalo Matias – Luís Silvério – Tiago Soares – Pedro Freitas
.
.
Foi a partir de um fórum on-line que Bruno Candeias, Gonçalo Matias, Luís Silvério, Tiago Soares e Pedro Freitas se conheceram e se tornaram amigos. Depois de alguns encontros, sentiram que precisavam de encontrar um espaço para desenvolverem a sua paixão: a fotografia analógica. Criaram um coletivo: 1/4escuro.
.
A câmara escura, um quarto escuro, é fundamental para colocar o filme nas espirais e no tanque de revelação, também para depois imprimir as fotografias no papel sensível, fotográfico. Para os cinco, a fotografia analógica, ao longo de todo o processo: não só o fotografar em filme, mas também a impressão no papel de sais de prata – com os seus negros densos, a gama vasta de cinzentos, o branco – no espaço de labratório, a luz vermelha escura constante, debruçados sobre o ampliador vendo a imagem em negativo, revelar-se em positivo na tina vermelha do revelador, o cheiro caraterístico dos químicos… Toda essa magia, bem diferente do digital, sentado frente a um ecrã…
.
Como referem:
.
A fotografia analógica não se trata apenas do resultado, mas sim de todo o processo envolvido na execução de uma imagem. O 1/4escuro é um colectivo que se dedica a processos fotográficos tradicionais como meio de expressão. Não fazemos apenas fotografia, procuramos também constantemente experimentar novos suportes, materiais e técnicas.
É do nosso interesse a partilha de experiências dando assim a conhecer a fotografia analógica como processo que ainda faz sentido no século XXI. Pretendemos despertar novas velhas paixões. Para tal, recorremos ao laboratório fotográfico existente no Espaço Lx Jovem, propriedade da Câmara Municipal de Lisboa e localizado no Bairro do Armador em Marvila. Com a devida autorização, o laboratório foi reactivado pelo colectivo, proporcionando assim um espaço de reunião, convívio criativo e de partilha de conhecimento com a comunidade de fãs da fotografia tradicional em Lisboa.
.
.

.
A exposição “5 anos de quarto às escuras”, do Coletivo 1/4escuro: Bruno Candeias, Gonçalo Matias, Luís Silvério, Tiago Soares e Pedro Freitas, está patente em Lisboa, no espaço Lx Jovem, na Av. Vergílio Ferreira, 745 – Edifício Lápis, no Bairro do Armador, Marvila, de 19 de junho a 31 de julho de 2021.
.
.
.
Facebook — @14escuro
Instagram — @14e.colectivo
.
Cortesia: 1/4escuro.
.
.
.





Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . JULHO – SETEMBRO . 2021 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . ABRIL – JUNHO . 2021 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA