ANÍBAL SERAPHIM, O ROSTO DA NATUREZA

Exposição no Museu Municipal de Oliveira de Frades, de 5 de abril a 31 de maio de 2021.

.

.

.

Aníbal Seraphim, O Rosto da Natureza

.

.

A exposição “O Rosto da Natureza”, de Aníbal Seraphim está patente no Museu Municipal de Oliveira de Frades, de 5 de abril a 31 de maio de 2021.

.

.

.

Aníbal Seraphim nasceu em Agosto de 1965 no Porto. Inspira-se nas boas ações e práticas do avô paterno, Julião Santos, que lhe valeu em 1930 o Grau de Cavaleiro e a Condecoração Torre e Espada, por ter salvado a vida a crianças, tendo colocado em perigo a sua própria vida e ter até perdido um dos membros.

O gosto pela natureza advém dessa ligação familiar de origem do Alto Douro Vinhateiro. Tendo começado a trabalhar aos 14 anos, completou o 12º ano no ensino noturno. É gestor numa empresa metalúrgica e nas horas de lazer contribui de forma gratuita para a divulgação da região de Lafões, e arredores, através de reportagens em jornais regionais, revistas e páginas de internet, tendo escrito mais de 150 artigos.

Também usa a forma visual como a divulgação fotográfica e realização de vídeos, quer da região, quer de outras zonas do globo, gostando de partilhar o seu olhar. Um dos seus gostos é viajar e aprofundar os conhecimentos culturais de outras gentes e costumes. Dessas viagens surgiram amizades por todo o mundo e da paixão pela música interagiu com músicos nacionais e estrangeiros que se traduziram em amizades e oportunidades de ir em tournée como assistente ou roadie. Daí surgiram particularidades que acabaram por definir a forma como é reconhecido: Aníbal Seraphim. Esse nome consta nos créditos de CDs, DVDs e ficha técnica de uma curta-metragem da qual integrou o elenco.

Prémios:

1º prémio no concurso de fotografia “Descobrir São Pedro do Sul ” de 2018 nas duas categorias: Património e Paisagem. 1º  prémio no concurso de fotografia “Descobrir Vila Maior” de 2020.

Exposições colectivas:

“Descobrir São Pedro do Sul”  (2017, 2018), nos Paços do Concelho. “Descobrir São Pedro do Sul”  (2019, 2020), nos Paços do Concelho, Balneários das Termas e Escola Secundária em S. Pedro do Sul, Museu Municipal de Oliveira de Frades e Biblioteca Municipal Laureano Santos em Rio Maior

Exposições individuais:

“O Homem da Máquina Cor de Rosa”, no Museu Municipal de Oliveira de Frades (2020). “O Rosto da Natureza”, Galeria de Arte de “A Previdência Portuguesa” em Coimbra (2021). “O Rosto da Natureza”, no Museu Municipal de Oliveira de Frades (2021).

Mostras permanentes:

“O Homem da Máquina Cor de Rosa”, no Inatel Palace Hotel em S. Pedro do Sul, mostra temática rotativa (2020, 2021) e Pousada de Juventude de S. Pedro do Sul, mostra de fotos premiadas (2020, 2021). “O Rosto da Natureza”, mostra de réplicas, no Salva Almas em S. Pedro do Sul e Tasquinha de Lafões em Vouzela (2020, 2021).

Livros e revistas:

Colaborou na elaboração e promoção do livro “Descobrir São Pedro do Sul”. Cedência de imagens para o livro “Universo das Pedras” de Alexandre Carvalho Barbosa e para as revistas Montanhas Mágicas, Nona Arte e Confraria de Gastrónomos da Região de Lafões.

Júri:

Presidente de júri no 1º concurso de fotografia de A Previdência Portuguesa (2020)

.

.

.

Cortesia do Autor.

.

.

.