DANIEL BLAUFUKS, CINEMA PARAÍSO. MEMÓRIA DESCRITIVA, 1991
Exposição “Eden”, no Arquivo Municipal de Lisboa — Fotográfico, na Rua da Palma 246, de 16 de outubro de 2020 a 8 de janeiro de 2021.
.
.
.
Daniel Blaufuks
Cinema paraíso. Memória descritiva
Fotografia: Daniel Blaufuks / Design: Atelier Henrique Cayate
Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro da Cultura / 1991
Português / 13,0 x 17,0 cm / 20 pp., não numeradas
Agrafado / Distribuição gratuita na exposição “Cassiano Branco e o Éden”
.
.

.
.
Foi em 10 de dezembro de 1991 que vi pela primeira vez estas fotografias, aquando da exposição “Cassiano Branco e o Éden”, no próprio Cinema Éden, na Praça dos Restauradores, 9, em Lisboa, pouco antes da sua demolição, para dar lugar ao atual Cine-Teatro.
O Cinema Éden fora projetado pelo arquiteto Cassiano Branco (13.08.1897 – 24.04.1970) e foi “inaugurado, com solenidade invulgar, em 1 de Abril de 1937; representou-se a peça «Bocage», na qual o protagonista foi interpretado por Estêvão Amarante. / O Éden novo não resistiu à crise do teatro em Portugal, e pouco tempo depois de inaugurado começou a explorar cinema.” [Araújo: 1939]
Este pequeno livreto, regista algumas das fotografias da exposição, era distribuído gratuitamente aos visitantes, bem como estavam disponíveis bilhetes de cinema que ficaram por vender, a quem visitava a exposição.
.
Vinte e nove anos depois, as mesmas fotografias podem ser vistas, agora no piso superior do Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico. Escreve a curadora, Sofia Castro:
A exposição apresenta um conjunto de provas, intitulado Cinema paraíso. Memória descritiva. , de 1 991 , que integra o acervo do Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico e propõe o (re) encontro com um dos projetos mais emblemáticos do Arquiteto Cassiano Branco, no ano da evocação dos 50 anos da sua morte.
Daniel Blaufuks captou nesta série, aspetos e detalhes da arquitetura do Cinema Eden, imagens que são hoje objetos preciosos e pretexto para a reflexão do valor da memória e da importância dos arquivos fotográficos.
.
.
Daniel Blaufuks, Cinema paraíso. Memória descritiva, 1991
.
.
.

.
A exposição “Eden”, de Daniel Blaufuks, está patente no Arquivo Municipal de Lisboa — Fotográfico, na Rua da Palma 246, de 16 de outubro de 2020 a 8 de janeiro de 2021 (2.ª a 6.ª feira, 10:00 – 18:00). Integra a programação “Olhar Cassiano” que assinala o 50º aniversário da morte do Arquiteto Cassiano Branco e a programação paralela do Imago Lisboa Photo Festival.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2020
.
.
.
Pode ver mais sobre o trabalho de Daniel Blaufuks no Fascínio da Fotografia, aqui.
Pode ver sobre a história do Cinema Eden, aqui (Restos de Colecção) e aqui (Wikipédia).
.
.
.



















