JOÃO PORFÍRIO, A IMAGEM DO TERROR TEM SOM

Prémio Estação Imagem 2019 Coimbra, categoria Notícias. Há 11 meses…

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

© João Porfírio, A imagem do terror tem som, 2018

.

.

No dia 10 de agosto [de 2018] um incêndio que passou por três concelhos, Monchique, Silves e Portimão, devastou 27 mil hectares e provocou 41 feridos. Esta reportagem começou quando o incêndio esteve às portas de Monchique e ameaçou o centro da vila. Muitas foram as pessoas que perderam todos os seus bens e quando o fogo parecia estar mais controlado, os fortes ventos viriam a ameaçar mais habitações e animais. Dezenas de casas ficaram totalmente destruídas e centenas de animais perderam a vida com a força das chamas.

João Porfírio

.

“A imagem do terror tem som”, de João Porfírio, ganhou o Prémio Notícias do Prémio Estação Imagem 2019 Coimbra.

.

O PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2019 COIMBRA foi anunciado no dia 27 de abril de 2019 em Coimbra; está em exposição naquela cidade, de 28 de junho a 31 de julho na Galeria Pedro Olayo (Filho) do Convento de S. Francisco, e depois noutros pontos do país.

Nesta 10.ª edição do prémio, “foram submetidas a concurso perto de 400 reportagens, às quais juntaram as mais de cem candidaturas para Fotografia do Ano várias dezenas à Bolsa ESTAÇÃO IMAGEM Coimbra.” O júri foi presidido por Stéphane Arnaud, editor-chefe de Fotografia Internacional da AFF, sendo os restantes elementos: George Steinmetz, Michael Kamber e Darrin Zammit Lupi.

Dedicado ao fotojornalismo, o PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM é não só único na Península Ibérica como um dos raros que se realizam em todo o mundo focados na reportagem fotojornalística. É destinado a fotojornalistas de Portugal, dos PALOP e da Galiza, bem como estrangeiros que trabalhem nestes territórios.”

.

.

Pode ver todos os premiados no FF, aqui.

Cortesia do Prémio Estação Imagem 2019 Coimbra.

.

.

.