RITA M. RODRIGUES, COMPÓSITO
.
.
.
Rita M. Rodrigues, Compósito, 2018
.
.
Numa linguagem minimalista, na qual um objeto surge a seguir a outro e a outro, iniciei uma tentativa frustrada de restauro em objetos de uma única utilização. A linha surge como dispositivo de intervenção, torneando e amarrando objectos, proporcionando-lhes uma nova forma, perspetivá-los numa nova bitola. A minha intervenção passa por perceber limites e plasticidade deste material descartável, que se perpetuam além da existência do seu utilizador. Estas peças surgiram de preocupações ecológicas e a fim de perceber a dimensão de um objecto no espaço e no tempo. Foram recolhidos fragmentos e elementos que quando aglomerados comunicam a sua fisicalidade sem estarem de facto presentes, remetendo assim para a temática do antropoceno e questões como a durabilidade, permanência e a plasticidade.
.
.


Ana Pinho Vargas, Aspeto da EXPOSIÇÃO_FOTOGRAFIA X’18, 2018
.
.
“Compósito”, de Rita M. Rodrigues integrou a EXPOSIÇÃO_FOTOGRAFIA X’18, dos alunos finalistas da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual 2017/2018 do IADE-Universidade Europeia, que esteve patente na MUTE Gallery, na Rua Cecílio de Sousa n.º 20 C, em Lisboa, de 30 de novembro a 29 de dezembro de 2018.
.

.
.
Rita Mateus Rodrigues (Lisboa, 1997), licenciada em Fotografia e Cultura Visual pelo IADE (Lisboa, 2018) e frequenta atualmente o mestrado em Museologia e Museografia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Cedo surgiu a fotografia; sempre ficou encarregue dos retratos de família e, mesmo na escola, era quem documentava as atividades letivas. A fotografia surgiu sempre na sua vida numa vertente documental. Neste sentido, estagiou como fotojornalista no jornal Público (Lisboa, 2018), onde fazer todas aquelas reportagens e acompanhar as histórias subjacentes a deixava realizada. Todavia, ultimamente, tem pensado a fotografia de outro modo: trata-se de pensar a fotografia como algo não imediato. Tratar de objetos como a mancha, a linha, o contágio num quadro pessoal, autoral.
.
.
.
Pode ver a EXPOSIÇÃO_FOTOGRAFIA X’18 no Fascínio da Fotografia, aqui.
.
.
.
Pingback: FOTOGRAFIA X’18 – 12 PROJETOS DE JOVENS AUTORES | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA