ANA PINHO VARGAS, SILÊNCIO
.
.
.
Ana Pinho Vargas, Silêncio, 2018
.
.
Look at everything. Don`t close your eyes to the world around you. Look and become curious and interested in what there is to see.”
John Cage – “Silence – Lectures and Writings”
.
Esta série de imagens é uma reinterpretação face a um arquivo musical, captando uma linguagem visual intimista. Um olhar nostálgico emerge das formas e texturas do papel reconstruindo reflexos de memórias.
Penso musicalmente a imagem, tentando criar a partir dela tempos, ritmos e até harmonias. A procura de diferentes formas melódicas age como um meio de autorrepresentação abstrata, onde registo a minha realidade. Com o intuito de provocar a curiosidade de quem se depara com estas obras, deixo por revelar a música presente no interior destas partituras assim como os seus ritmos e melodias.
A ligação intrínseca e próxima com a música, uma evocação a lembranças no meu meio familiar e um fascínio pelas pautas e escrita fazem desta série um conjunto de fragmentos que penso fazerem parte da minha própria identidade.
.
.



Ana Pinho Vargas, Aspeto da EXPOSIÇÃO_FOTOGRAFIA X’18, 2018
.
.
A série “Silêncio” de Ana Pinho Vargas integra a EXPOSIÇÃO_FOTOGRAFIA X’18, dos alunos finalistas da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual 2017/2018 do IADE-Universidade Europeia, que está patente na MUTE Gallery, na Rua Cecílio de Sousa n.º 20 C, em Lisboa, de 30 de novembro a 29 de dezembro de 2018.
.

.
.
Ana Pinho Vargas nasceu em 1996 em Paranhos, no Porto. Frequenta o último ano da licenciatura de Fotografia e Cultura Visual no IADE em Lisboa.
Participou num workshop de Fotografia de Rua na Academia Olhares com o fotógrafo Gabriel Soeiro Mendes e foi convidada a participar no concurso da Lens Culture Awards – Street Photography Awards 2018.
.
.
.
Pode ver a EXPOSIÇÃO_FOTOGRAFIA X’18 no Fascínio da Fotografia, aqui.
.
.
.
Pingback: FOTOGRAFIA X’18 – 12 PROJETOS DE JOVENS AUTORES | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA