AAVV e MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA, UM OLHAR SOBRE O NADA, 2018

A exposição “Ver com Outros Olhos” está patente na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, de 22 de setembro a 12 de novembro de 2018.

.

.

.

Um olhar sobre o nada

Fotografia: Alberto Biom, Aliu Baio, Amaro da Costa, Ana Isabel Pereira, Ana Jardim, Ana Maria Lima, Ana Paula Guedes, Ana Rita Saraiva, Andreia Varela Monteiro, António Pinão, Artur Carvalho, Bruno Alves, Cátia Mendonça, Carla Alves, Carolina Azevedo, Cristiana Gomes,  Dora Diniz, Duarte Pina, Elisa Gaboleiro, Fábio Azevedo, Fernanda Valente, Graciete da Cruz, Gracinda Marques, Igílcia Andrade, Isabel Lima, Isabel Oliveira, João Gonçalves, João Sabino, João Silva, José Moura, José Oliveira, José Sobreira, José Arriscado de Sousa, Júlia Silvestre, Laurinda Martins, Leonor Coelho, Luís Pereira, Luísa Lima, Manuela Vieira, Maria da Piedade, Maria de Fátima Silva, Maria de Fátima Teixeira, Maria Eduarda Santos, Maria Emília, Maria Helena Fonseca, Maria Luísa Ferreira, Maria Morgadinho, Maria Paula, Mariana Vieira, Marta Jordão, Marylu Gerard, Nídia Rosa, Nantília Nunes, Natália Lago, Nuno Silveira, Paulo Barros, Paulo Conceição, Paulo Moreira, Paulo Neves, Paulo Rafael Amorim, Pedro Lima, Sílvia Lopes, Sílvia Quaresma, Tiago Lousa / Texto: Movimento de Expressão Fotográfica

Lisboa: MEF – Movimento de Expressão Fotográfica / 27.10.2018

Português e inglês / 17,8 x 23,9 cm / 186 págs.

Cartonado com sobrecapa / 200 ex.

ISBN: 9789899983144

.

.

 

Ver com outros olhos (1)

.

.

Uma pessoa cega também pode fotografar.”

Igílcia Andrade

.

.

Para Luís Rocha, coordenador do Movimento de Expressão Fotográfica:

Uma pessoa cega ou com baixa visão procura “ver” através dos outros sentidos, como consideramos importante explorar as suas sensações representadas em imagem, procuraremos a descrição dessas imagens com elementos provenientes dos sentidos e encontrados nos movimentos artísticos. Pretendemos proporcionar aos deficientes visuais a oportunidade de “verem” e construírem uma imagem, caminhando assim para o objectivo de democratizar a arte.”

É assim que foi desenvolvido o projeto “Imagine Conceptuale”, com o financimento da  Fundação Calouste Gulbenkian através da iniciativa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social, entre 2016 e 2018, que resultou na exposição “Ver com outros olhos”, patente na Fundação Calouste Gulbenkian, de 22 de setembro a 12 de novembro de 2018, da qual este livro é o catálogo.

Este livro apresenta assim as 63 séries desenvolvidas pelos 63 autores cegos ou com baixa visão, no âmbito do projeto “Imagine Conceptuale”, apresentando para cada autor o texto de enquadramento e as fotografias realizadas, uma a quatro, impressas para normovisuais.

Esta obra é um testemunho como uma pessoa cega – congénita ou adquirida – ou de baixa visão consegue fotografar e ver fotografias.

Está em preparação uma edição do livro com a impressão das imagens para invisuais, com áudio-descrição através de link (via internet), disponível por encomenda (ao MEF).

Assim, mais do que “um olhar sobre o nada”, esta obra é “um olhar sobre o tudo” – o tudo em cada um, a capacidade de se superar, de ir mais além, de se encontrar. De ver.

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Movimento de Expressão Fotográfica, Um olhar sobre o nada, 2018

.

.

.

42158418_10214435742100162_8966783921723277312_n.jpg

.

Pode conhecer melhor o projeto através da exposição, no Fascínio da Fotografia, aqui.

Pode ler o ensaio de Luís Rocha: “Que percepção terá da fotografia uma pessoa que não vê, ou que vê muito pouco?” no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

.

Pode saber mais sobre o projeto no site do MEF, aqui e no blog do “Integrar pela Arte”, aqui.

Pode ver um documentário sobre o processo, aqui.

.

.

.