LEYLA AVSAR, I HAVE RHEUMATISM
.
.
.
Leyla Avsar, I have rheumatism
.
.
Leyla Avsar tem reumatismo. Nesta série reúne pares de fotografias, para cada pessoa, um retrato e uma imagem da doença. Na exposição identifica a pessoa com o nome, o seu país de origem, a idade e uma descrição do seu caso específico de reumatismo.
.

.
Sobre este projeto, escreve a autora:
I have rheumatism é um projeto contínuo retratando pessoas que sofrem de alguma forma de reumatismo. A doença crónica faz com que o sistema imunológico degrade as articulações e causa sintomas como inflamação, dor intensa, enrijecimento e fadiga.
Ao contrário do conhecimento geral, o reumatismo não é apenas uma doença de idosos, é também comum nos jovens. O projeto pretende associar caras reais à doença e mostrar que qualquer pessoa pode sofrer de reumatismo. Por vezes este é visível, outras vezes não.
O objetivo é retratar estas pessoas corajosas que se disponibilizaram para falar sobre as suas vidas com a doença, querendo destacar o lado mais estético de um assunto sensível.
.
.
Leyla Avsar é diretora de arte e fotógrafa em Helsinquia, Finlândia. Mudou-se para Lisboa em 2015 para estudar fotografia. Durante os três anos de estudos, desenvolveu uma ideia para o seu projeto principal, I have reumatism, um projeto em curso que retrata pessoas que sofrem de algum tipo de desordem reumática. O projeto é muito pessoal, pois inclui um auto-retrato da própria artista. Com este projeto, Leyla quer aumentar a consciencialização de que o reumatismo não é apenas uma doença de pessoas idosas e quer dar a ele rostos reais. Às vezes é visível, às vezes não.
.
.

Rafael Raposo Pires, Aspeto da exposição, 2018
.
I have rheumatism, de Leyla Avsar, integrou a exposição coletiva FOTOGRAFIA X’17, dos alunos finalistas da licenciatura em Fotografia e Cultura Visual 2016/2017 do IADE-U, apresentado na Galeria MUTE, na Rua Cecílio de Sousa nº20 C, em Lisboa, de 1 a 29 de março de 2018 (aqui).
.

.
.
.
Este portefólio foi remetido pela Autora.
Pode conhecer melhor a obra de Leyla Avsar aqui.
.
.
.
Pingback: FOTOGRAFIA X’17 – 12 PROJETOS DE JOVENS AUTORES | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA