ERIK EMERŠIC, FACES OF SAND
.
.
.
Erik Emeršic, Faces of sand
.
.
Cada fotografia mostra uma areia diferente.
Erik Emersic apresenta junto a cada fotografia um tubo de ensaio fechado com uma rolha de cortiça e no interior uma amostra de areia. Todas diferentes. Mais clara ou escura, fina ou grossa, regular ou irregular na dimensão dos grãos. Cada uma da sua praia: em folha de sala, Erik identifica a origem de cada uma das areias.
As fotografias são fotogramas, realizadas com papel fotográfico de sais de prata: em negro (o fundo) e branco (a areia), apresentando-se cada uma no contraste do espalhamento aleatório. As amostras realçam a diferença de praia para praia e levam-nos a perceber mais facilmente em cada fotografia uma areia, uma textura, um tom, as dimensões dos grãos, diferentes. São, portanto, o rosto da praia.
.
Erik Emeršic fala-nos do seu projeto:
Após ter criado fotogramas de ondas, comecei a explorar a areia. A correlação mítica entre ondas e areia – água/terra – também é refletida no mundo real. Esta reflexão é visível nas áreas costeiras, mas nunca da mesma forma e feitio. A série Faces of Sand representa uma presença visual distinta daquela a que estamos habituados.
À primeira vista, a areia parece ser sempre igual, mas quando olhamos com mais atenção, reparamos na sua diversidade. Através da decomposição do material biológico e da erosão das rochas formam-se pequenos cristais de vários tamanhos e cores. Através destes fotogramas, pretendo expor certos detalhes que são impossíveis de replicar com outras técnicas fotográficas. A areia que acompanha as imagens foi recolhida em várias praias de Portugal.
.
.
Erik Emeršic nasceu na Eslovénia, em 1990. Fez o o de Fotografia e Cultura Visual do IADE-U.
.
.

Rafael Raposo Pires, Aspeto da exposição, 2018
.
Faces of sand, de Erik Emeršic, integrou a exposição coletiva FOTOGRAFIA X’17, dos alunos finalistas da licenciatura em Fotografia e Cultura Visual 2016/2017 do IADE-U, apresentado na Galeria MUTE, na Rua Cecílio de Sousa nº20 C, em Lisboa, de 1 a 28 de março de 2018.
.

.
.
.
Pode conhecer melhor a obra de Erik Emeršic aqui.
Este portfólio foi remetido pelo Autor.
.
.
.
Pingback: FOTOGRAFIA X’17 – 12 PROJETOS DE JOVENS AUTORES | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA