SUSANA PAIVA, QUEIMA DO JUDAS, 2018
.
.
.
Susana Paiva
Queima do Judas
Fotografia: Susana Paiva / Texto: Sara Figueiredo Costa
Tondela: ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela / Janeiro . 2018
Português / 15,5 x 23,8 cm / 52 págs.
Cartonado / 125 ex. / Inclui uma fotografia impressa em formato 41,4 x 27,7 cm, desdobrável
.
.

.
.
Antes do fogo, o gesto – coletivo e dedicado – de erguer o que se vai queimar. Ao longo de uma semana, a ACERT acolhe a Fábrica da Queima, onde muitas dezenas de voluntários se juntam para construir o Judas, enorme boneco que incorpora tudo aquilo que não se quer levar para o ciclo seguinte. Ao longo da semana que antecede a Páscoa, vimes, canas e papel são cuidadosamente dispostos para criar esse boneco, e há quem ensaie canções, coreografias, marcações para o fogo. Há, também, quem registe todos esses momentos, como aconteceu com Susana Paiva na Queima de 2017, um trabalho que agora se publica em livro para memória futura, cruzando o olhar da fotógrafa com os gestos de tanta gente, em imagens que não precisam de legenda para contarem várias histórias.
Susana Paiva esteve presente ao longo da Semana da Queima e fez-se invisível por entre a multidão. Fez-se invisível mas nunca deixou de ver, partilhando agora os olhares que registou em imagens a preto e branco, narrativa visual de oito dias de intensa partilha comunitária que terminaram entre labaredas e fogo de artifício.
Texto de apresentação editorial.
.
“A Queima de Judas” tem lugar em Tondela, no Sábado Santo, à noite.
Susana Paiva registou a preto e branco todo o movimento de criação, ensaio, representação e a Queima, com uma intensidade única e vibrante.
A capa além do título a negro, tem uma impressão a fogo, com técnica de pirotecnia, que cria uma impressão diferente em cada exemplar.
.
.
.
Susana Paiva, Queima do Judas, 2018
.
.
.
Pode conhecer mais sobre Susana Paiva aqui.
.
.
.