RUY DA SILVEIRA, FOTOMEMÓRIAS, 2017
.
.
.
Ruy da Silveira
Fotomemórias
Fotografia e texto: Ruy da Silveira
Lisboa: Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico / Abr.2017
Português / 21,1 x 29,7 cm / 24 pp.
Agrafado / 500 ex.
.
.

.
.
“Estando como estou, um pé num país e o outro num outro, acho a minha condição muito feliz por ela ser livre.”
René Descartes, Carta à Princesa Elisabeth da Boémia, Paris 1648
.
.
.
Reuni para esta exposição, fotografias tiradas durante os últimos quarenta anos num e noutro dos dois países onde tenho um pé: Portugal e França. São imagens quase todas inspiradas pelo espetáculo da rua, captadas durante longos passeios, nos fins de semana e nas férias. A rua oferece um espetáculo permanente, onde há figurantes para todos os papéis: dançar, trabalhar, brincar, dormir, amar… e o fotógrafo atento que passa, tem de tudo para retratar a vida! Às vezes também surgem situações em que é possível captar no visor, a reunião, fortuita, de pessoas ou animais, com toda a sorte de imagens, como cartazes, manequins, grafittis, estátuas… que constituem o que podemos chamar pano de fundo do espaço urbano! Desta convivência efémera, de elementos díspares, emerge às vezes uma harmonia que se esconde por detrás da diversidade das aparências!”
Ruy da Silveira
.
.
.
Ruy da Silveira, Fotomemórias, 2017
.
.
.
A força das imagens de rua de Ruy da Silveira é reforçada pela conjugação das imagens formando dípticos, pondo em paralelo aspetos semelhantes, quer entre Lisboa e Paris, quer em duas imagens de Lisboa, ou algumas noutros locais do nosso país. Estes dípticos diferem por vezes da publicação para a exposição.
.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2017
.
.
.
Ruy da Silveira nasceu em Lisboa na Maternidade Alfredo da Costa, pouco depois de ter sido inaugurada.
É Doutor em Física (Université Paris-Saclay), Investigador no Institut de Physique Nucleaire (Orsay) e Académico (correspondente francês) da Academia das Ciências de Lisboa.
Expôs Fotografia em Lisboa, na Alliance Française (1987) e na” Casa dos Bicos” (1998), em Paris, na Caixa Geral de Depósitos (1990).
.
.


Postal / convite
.
.
Esta edição é o catálogo / folha de sala da exposição homónima, patente no Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico, na galeria do 1.º andar, na Rua da Palma, 246, em Lisboa, de 29 de abril a 1 de julho de 2017.
.
.
.
Pingback: AGENDA . ABRIL – JUNHO 2017 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . JULHO – SETEMBRO 2017 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA