MEF – MOVIMENTO DE EXPRESSÃO FOTOGRÁFICA, INTEGRAR PELA ARTE – ESTE ESPAÇO QUE HABITO
.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2017
.
.
.
O Movimento de Expressão Fotográfica – MEF desenvolveu entre 2014 e 2016 o projeto “Integrar pela Arte / Este Espaço Que Habito” em parceria com o Ministério da Justiça / Serviços de Justiça Juvenil e com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, integrado no programa PARTIS – Práticas Artísticas para Inclusão Social.
Foi realizado em seis Centros Educativos do país: no Centro Educativo da Bela Vista e Navarro de Paiva, ambos em Lisboa, no Centro Educativo Padre António Oliveira em Caxias, no Centro Educativo Santo António no Porto, no Centro Educativo do Mondego na Guarda e no Centro Educativo dos Olivais em Coimbra. Participaram neste projeto 172 jovens em cumprimento de medida tutelar de internamento.
Nesta exposição apresentamos as imagens fotográficas produzidas durante as dez intervenções. Na dinamização deste projeto o MEF pretendeu contribuir para a aquisição de competências sociais e de expressão artística, e encontrou na imagem fotográfica a ferramenta potenciadora de desenvolvimento pessoal e de integração dos jovens envolvidos.
Em “Este Espaço Que Habito” os jovens participantes no projeto exploraram fotograficamente o espaço. A apreensão desse espaço foi promovida através da fotografia estenopeica, que possibilitou a vivência do “espaço onde habitam” de uma nova forma, refletida e estruturada.”
.
Este trabalho do MEF é apresentado em caixas de luz abertas. As imagens obtidas através de câmaras estenopeicas, são realizadas em película, ocupam a totalidade do negativo 35 mm, incluindo as margens perfuradas.
Para os jovens que participaram, foi um desafio importante: aprender a olhar e a ver, adquirir sensibilidade artística e alguma técnica fotográfica.
A exposição incluiu também um vídeo no qual alguns jovens apresentavam os seus trabalhos.
.
.

.
.
Esta exposição foi apresentada no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, na Rua da Palma, 246, 1100 – 394 Lisboa, de 11 de Fevereiro a 25 de Março 2017.
.
.
.
Pode saber mais sobre o MEF e a sua atividade aqui.
.
.
.
Caro António Bracons, agradecemos a partilha.
Obrigado.
Pingback: AGENDA . JANEIRO – MARÇO 2017 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: 8.ª FEIRA DO LIVRO DE FOTOGRAFIA DE LISBOA. EDITORAS, LIVRARIAS E AUTORES PARTICIPANTES | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA