EDWIN LAND. 70 ANOS DE FOTOGRAFIA INSTANTÂNEA
70.º aniversário da apresentação da primeira câmara fotográfica instantânea (21.02.1947).
.
.
.
Há 70 anos, Edwin Land (Bridgeport, Connecticut, EUA, 07.05.1909 – Cambridge, Massachusetts, EUA, 01.03.1991), apresentava a primeira câmara fotográfica instantânea.
.
.

Joyce Dopkeen, Edwin Land com uma câmara Polaroid SX-70 e uma fotografia instantânea, Archive Photos/Getty Images
.
.
Land foi o inventor responsável pela conceção e aperfeiçoamento do sistema, conhecido por Polaroid.
Em 1932, Land estabelece a Land-Wheelwright Laboratories, em Boston, com o seu antigo professor de física de Harvard, George Wheelwright III, para pesquisar e produzir filtros polarizadores sintéticos. Cria a marca Polaroid para produzir óculos polarizadores, importantes para a aviação, o esqui, situações de sol intenso, os quais tiveram um papel importante durante a Segunda Guerra Mundial e nas décadas seguintes.
Em 1939 a Chrisler Corporation produz um filme em 3 dimensões, só possível com os óculos 3D desenvolvidos por Land.
Em 1943, durante umas férias em Santa Fé, Land tirou uma foto à sua filha Jennifer, que tinha então três anos de idade. A menina perguntou-lhe se não podia ver a foto imediatamente, o que então era impossível, pois era necessário revelar a película e imprimir as imagens. Land começou então a pensar o conceito de fotografia instantânea.
O sistema Polaroid revolucionou a fotografia, permitindo visualizar uma imagem menos de um minuto após a fotografia ter sido disparada, comprimindo os processos da câmara escura numa unidade de filme integrada na própria fotografia.
Uma das câmaras e sistemas mais conhecida é a SX-70.
.
.
.


As câmaras Polaroid Land Camera Automatic 103 e SX-70.
.
.
.
Pode ver mais sobre Edwin Land e a criação da fotografia instantânea aqui (Polaroid) e aqui (American Chemical Association).
.
.
.