EDUARDO SOUSA RIBEIRO, LONDRES, 2013
Eduardo Sousa Ribeiro
Londres
Fotografia e texto: Eduardo Sousa Ribeiro
Edição de Autor / Abril . 2013
Português e inglês / 21,0 x 118,4 cm, dobrado em fole (leporello) em envelope 16,3 x 22,9 cm / 8 págs., não numeradas
Dobrado em fole, em envelope papel kraft castanho / Impressão digital em cartolina Olin regular natural white 200grs / 100 ex., numerados e assinados pelo autor.
.
.

.
.
O fluxo imigratório visível no espaço global acelerado, em que a imprevisibilidade e a transitoriedade provocam sensações de insegurança e reviravoltas na vida de pessoas em escassos segundos, leva-me a questionar que alternativas e perspectivas de vida podemos esperar, que (in)certezas do nosso lugar no mundo, ou quais as possibilidades de construção de uma nova identidade (face a uma perda de referentes do passado).
Numa cidade onde se vive e trabalha, que equilíbrio será possível entre uma realidade interior desgastada, fragmentada, com sentimentos de desconexão, e uma realidade exterior que cada vez mais leva a melhor?”
.
Eduardo Sousa Ribeiro apresenta três dípticos, em sequência, de retrato de orientais e de paisagens da cidade, testemunhando a efetiva presença de imigrantes nesta cidade e questionando qual o seu papel.
Este é um livro num formato diferente, no entanto muito interessante.
O extrair do envelope, o texto de abertura que se apresenta, o abrir, descobrir o seu conteúdo, o papel espesso, muito branco, fazendo realçar a impressão, tudo torna-o diferente de um livro comum, que simplesmente se folheia.
.
.
.
Eduardo Sousa Ribeiro, Londres, 2013
Pode conhecer melhor o trabalho do autor aqui.
Adquiri este livro, no ano passado, na Feira do Livro de Fotografia de Lisboa, que tem lugar no último fim-de-semana de Novembro; este ano de 2016, de 25 a 27. Como o ano passado, será no Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico, na Rua da Palma, 246, próximo do Martim Moniz. É um espaço de encontro de autores, editores e livrarias especializadas em livros de fotografia, incluindo edições de autor, normalmente com tiragens relativamente pequenas; há apresentações de livros, debates, estão em exposição e podem ser folheados livros e maquetes de livros ainda não editados.
Pingback: FEIRA DO LIVRO DE FOTOGRAFIA DE LISBOA 2018. MESA DOS AUTORES E DAS AUTO-EDIÇÕES – 1 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA