LUÍSA FERREIRA, LE PORTUGAL AU SALON DU LIVRE 2000, 2000

A série “Escritores Portugueses”. Último dia para ver a exposição “Livros de muitas cores” no Arquivo Nacional Torre do Tombo.

 

 

 

Luísa Ferreira

Le Portugal au Salon du Livre 2000

Fotografia: Luísa Ferreira / Comissário: Eduardo Prado Coelho / Textos: Eduardo Prado Coelho, Eduardo Lourenço (Le Portugal comme culture), Ruy Belo (Le Portugal invité), Maria da Conceição Caleiro, Ana Maria Pereirinha e fragmentos de textos dos Autores convidados

Paris: Ministério da Cultura / 2000

Francês / 28,7 x 28,7 cm / 225 págs.

Cartonado com sobrecapa / 1.000 ex.

ISBN (10): 9728436084

 

 

luisa_ferreira-salon_du_livre_2000-1

 

 

No ano 2000, Portugal foi o país convidado do 20.º Salão do Livro de Paris, que teve lugar de 17 a 22 de março, na Porte de Versailles, contando com cerca de 241.000 visitantes.

Em 1998 Portugal organizou a EXPO’98, em Lisboa, e a ação de promoção do país centrada na comemoração dos Descobrimentos Portugueses prosseguia.

Para a presença da nossa literatura e edições, foi nomeado como comissário Eduardo Prado Coelho, que reuniu diversos vultos das nossas letras, para além de apresentar edições, um vasto programa de conferências, debates e apresentações de obras e autores.

Marcando o evento, foi produzido um belíssimo livro, como catálogo e que inclui a programação do evento.

Além de algumas fotografias de locais emblemáticos do país (O mar do Cabo da Roca, extremo Ocidental da Europa, Cromeleque dos Almendres, Domus Municipalis de Bragança, Museu de Arte Contemporânea de Serralves ou uma oliveira milenar, perto de Serpa, entre outras), no geral ocupando o fólio completo, os retratos dos autores convidados, reproduzidos em página ímpar, integral, acompanhado cada um de nota biográfica, um extrato de um texto, a obra publicada e uma nota sobre a obra.

Autores: escritores, poetas, ensaístas, dramaturgos, historiadores, críticos literários…

Agustina Bessa-Luís, Alice Vieira, Ana Luísa Amaral, António Lobo Antunes, António Mega Ferreira, Carlos Reis, Clara pinto Correia, Eduardo Lourenço, Fernando Gil, Helder Macedo, Hélia Correia, Jacinto Lucas Pires, João de Melo, José Saramago, José Tolentino Mendonça, Lídia Jorge, Manuel Alegre, Manuel António Pina, Nuno Júdice, Pedro Tamen, Teolinda Gersão, Vasco Graça Moura, entre outros e, em homenagem, Al Berto, António Ramos Rosa, Eugénio de Andrade, Fiama Hasse Pais Brandão, Humberto Helder, Mário Cesariny e Sofia de Melo Breyner Andresen.

As fotografias são de Luísa Ferreira, foram tiradas entre 1996 e 1999, na sequência de convites, para além do presente, efetuados pelos comissários Manuela Júdice (Poetas Portugueses. Maison de la Poésie, Paris, 1997) e Nuno Júdice (Portuguese Writers in Frankfurt. Pavilhão de Portugal, Feira do Livro de Frankfurt, 1997), retratando os autores, regra geral no seu local de trabalho, ou num ambiente onde estes se refletem.

Mais que rostos, estes retratos são atitudes, presenças, mostram-nos os autores por trás das pessoas, o seu sentir, o seu olhar, os seus afetos, a sua presença. Falam-nos das pessoas.

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Luísa Ferreira, Le Portugal au Salon du Livre 2000, 2000

 

 

 

De 1 de abril a 27 de setembro de 2016, apresentou-se no Arquivo Nacional Torre do Tombo, em Lisboa, a exposição “Livros de muitas cores” que inclui os “Escritores Portugueses” de Luísa Ferreira.

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

António Bracons, Aspetos da Exposição, 09.2016

 

 

 

Pode conhecer melhor o trabalho de Luísa Ferreira, aqui.