ANÍBAL LEMOS, DAVID INFANTE, DUARTE BELO E JOSÉ MANUEL RODRIGUES, ÉVORA AO ESPELHO, 2007
Aníbal Lemos, David Infante, Duarte Belo, José Manuel Rodrigues
Évora ao Espelho
Fotografia: Aníbal Lemos, David Infante, Duarte Belo, José Manuel Rodrigues, texto: José Luís Peixoto, apresentação: José Ernesto d’Oliveira
Évora: Câmara Municipal de Évora / 2007
Português / 24,5 x 29.0 cm / 140 págs
Cartonado / 1.500 ex.
ISBN: 9789728509392

A convite da Câmara Municipal de Évora, quatro fotógrafos: Aníbal Lemos, David Infante, Duarte Belo e José Manuel Rodrigues registam a cidade, no âmbito das comemorações dos vinte anos da classificação, pela UNESCO, da cidade de Évora Património Mundial da Humanidade.
Este livro mostra um passeio pelas ruas, pelos monumentos, pela paisagem e pelas pessoas de Évora, através do olhar destes quatro fotógrafos.
Para Duarte Belo,
Numa cidade muito explorada do ponto de vista da fotografia, o maior desafio deste projecto foi o de tentar uma visão singular de espaços que articulam e relacionam espaços de desenvolvimento recente com outros da cidade antiga.”
A cidade contínua. A cidade tu, a cidade nós. Évora imensa e revestida de si própria. (…) As casas têm portas, as ruas têm caminhos, as pessoas têm tempo e tudo necessitam para encontrar todas as Évoras que existem em cada pedra, em cada parede de cal a escorrer mantos de água no Inverno e a ser incandescente no verão. Évora contínua, imensa, revestida pelos nossos olhares.”
Assim conclui o texto o escritor José Luís Peixoto.
Aníbal Lemos, David Infante, Duarte Belo e José Manuel Rodrigues, Évora ao Espelho, 2007