ANDRÉ PRÍNCIPE, SMELL OF TIGER PRECEDES TIGER, 2012
André Príncipe
Smell of tiger precedes tiger
Fotografia de André Príncipe
Lisboa: Pierre von Kleist Éditions / 2012
Inglês / 20,0 x 25,0 cm / 220 págs.
Cartonado
ISBN: 9789899776319

A viagem. Ir mais além, mais longe. Tóquio, Japão. Diferentes paisagens, diferentes pessoas, diferente mentalidade, diferente forma de sentir. Ou não. Nas fotografias de André Príncipe reencontramos as pessoas nas suas vidas, nos seus caminhos, nas suas vivências. Uma paisagem que não é (especialmente) estranha ou diferente. No exterior ou na intimidade. O seu olhar vê o que o rodeia, onde passa, onde está. Como um diário, sem datas nem entradas, apenas as imagens.
‘Smell of tiger precedes tiger‘ é um livro de viagens existencialista.
André Príncipe viajou de Lisboa para Tóquio por terra e por mar, com um desejo de fugir, ir a lugares distantes. Os sentimentos iniciais de mal-estar e alienação desaparecem, como bares vazios e quartos de hotel, e dão lugar a janelas de comboio e à vastidão do deserto, e retornam à medida que nos aproximamos das grandes cidades asiáticas. A sequência fortemente cinematográfica foi concebida para ser lida da direita para a esquerda, bem como da esquerda para a direita, expressando o aspeto circular da viagem.
Eu já estava longe, numa cidade, e queria ir para as montanhas. Perguntando em redor, vim com um número de telefone. Eu disse-lhe onde queria ir e de onde eu vinha, e no seu inglês muito pobre, ele conseguiu-me dizer que nunca tinha visto um português, apesar do seu avô ter sido meio-português. Ele também me disse que não haveria problema de ir com ele. Ficamos em silêncio a maior parte do tempo, caminhando pelas florestas. “Comer, dormir agora, pare”, diria ele e, em seguida, sorria. Foi difícil para ele perceber a minha pergunta, mas quando finalmente entendeu, disse, “Smell of tiger precedes tiger” [O cheiro do tigre precede o tigre]. Fiquei espantado com o seu súbito domínio do Inglês. Ele não disse mais nada. Nas horas seguintes nós caminhamos em silêncio. Os nossos passos ecoavam através da floresta.”
André Príncipe, dos cadernos de viagem Lisboa / Tóquio
Nota do editor
André Príncipe, Smell of tiger precedes tiger, 2012
.
.
.
Para mais informação, ver aqui.
Atualizado em 19.03.30.
.
.
.