O TERÇO EM TEATRO – I, GRUPO DE TEATRO DE SANTO ANTÓNIO DO ESTORIL, 2015 – 2
MISTÉRIOS DA ALEGRIA
O Grupo de Teatro de Santo António do Estoril apresentou dia 14 de dezembro, na Igreja de Santo António do Estoril, um Auto de Natal: O Terço em Teatro: Parte I – Mistérios da Alegria ou Gozosos.
Como o Grupo refere,
Este será o primeiro de quatro espetáculos breves, nos quais o Grupo de Teatro de Santo António do Estoril irá encenar os quatro grupos de Mistérios.
Porque se pode rezar cantando, tocando, pintando…, nós vamos rezar representando.
Advertimos que no Terço em Teatro se canta Adele e Nossa Senhora tem telemóvel!”
Encenação e Dramaturgia: Joana Liberal
Interpretação: Carolina Antunes, Carolina Ferraz, Francisco Albuquerque, Francisco Gomes, Helena Maia, Inês Palmares, Joana Liberal, João Mancelos, Luís Mancelos, Madalena Stichini Vilela, Márcia Santos, Maria Hermínia Mendes, Mariana Mancelos, Mariana Rendeiro, Tiago Sepúlveda e Tomás Mancelos
Fotografias: A. Bracons
Agradecimentos: António Costa
.
.
.
(Breve resumo)
.
1.º Mistério . A Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38)
O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, e o nome da virgem era Maria: «Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.»
Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.»
O anjo apareceu também a José: «José, não temas!»
.
2º Mistério . A Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel (Lc 1, 39-56)
Maria encontrou-se com Santa Ana, sua Mãe; [telefonou e] encontrou-se com a sua prima Isabel, mãe de João Batista, que seria quem viria a anunciar Jesus, anos mais tarde: «Preparai os caminhos do Senhor, endireitai as suas veredas.»
.
3º Mistério . O Nascimento de Jesus no presépio de Belém (Lc 2, 1-20)
Jesus nasceu.
Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado!»
.
4º Mistério . A Apresentação do Menino Jesus no Templo (Lc 2, 22-38)
Vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso. Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. Impelido pelo Espírito, veio ao templo. Simeão tomou-o nos braços e bendisse a Deus, dizendo: «Agora, Senhor, segundo a tua palavra, deixarás ir em paz o teu servo, porque meus olhos viram a Salvação que ofereceste a todos os povos, Luz para se revelar às nações e glória de Israel, teu povo.»
Havia também uma profetisa, Ana, pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.
.
5º Mistério . O Encontro do Menino Jesus no Templo, entre os Doutores (Lc 2, 41-50)
Maria guardava todas estas coisas no coração.
Entretanto, o menino crescia e robustecia-se, enchendo-se de sabedoria e a graça de Deus estava com Ele.
.
.
.