MERCADO – LIVRARIA, ÓBIDOS, 2014

 

 

 

Das muitas iniciativas que Óbidos tem promovido, a de Vila Literária, inaugurada em 13 de junho de 2013, é uma das mais interessantes, pois é permanente. Com este espírito diversos espaços foram recuperados, a fim de acolherem livros – livrarias e alfarrabistas – umas generalistas, outras especializadas.

Uma das mais interessantes é o Mercado – Livraria que abriu em plena rua principal, juntando num mesmo espaço, por sinal bem interessante, um mercado biológico a uma livraria alfarrabista, esta promovida pela livraria Ler Devagar, em colaboração com outros editores e livreiros.

As “estantes” que se fixam às paredes, não são mais que antigas caixas de fruta, em madeira, que agora já não se podem utilizar como tal, apenas as de plástico. As caixas vão do chão quase ao telhado, são mais de mil, repletas de livros dos mais variados temas e línguas.

Para quem gosta de livros, como eu, e de livrarias e de alfarrabistas: a possibilidade de encontrar curiosidades e preciosidades, mais recentes ou mais raras, este é um espaço acolhedor e entusiasmante, aberto à procura, à descoberta.

 

 

Obidos-MercadoLivraria2014-FotAntonioBracons (1)

Obidos-MercadoLivraria2014-FotAntonioBracons (2)

Obidos-MercadoLivraria2014-FotAntonioBracons (3)

Obidos-MercadoLivraria2014-FotAntonioBracons (4)

Obidos-MercadoLivraria2014-FotAntonioBracons (5)

Obidos-MercadoLivraria2014-FotAntonioBracons (6)