PONTE DE SOR, CENTRO DE ARTES E CULTURA, 2014
O Centro de Artes e Cultura (CAC) de Ponte de Sor ocupa o edifício da antiga Fábrica de Moagem de Cereais e Descasque de Arroz de Ponte de Sor, que teve origem com a constituição da empresa “Sociedade Industrial, Lda.”, em 1920 e que se dedicava ao comércio de cereais, ao descasque do arroz e à moagem de cereais para obtenção de farinha espoada e farinha em rama.
Em 1968, foi vendida à firma SOSOR, que manteve apenas o descasque de arroz, por alguns anos. O Município adquiriu o edifício em 1997, vindo a instalar o CAC, recuperando a estrutura e a maquinaria da Fábrica, o que constitui um importante exemplar de arqueologia industrial.
O Centro de Artes e Cultura situa-se na avenida da Liberdade e alberga o Centrum Sete Sóis Sete Luas de Ponte de Sor, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, o Teatro da Terra, a Biblioteca Municipal, o Centro Museológico e o Serviço Educativo, dispõe de 5 galerias de exposição e diversos serviços dedicados à cultura, à arte contemporânea e expressões como o teatro, a dança, e fotografia, a pintura ou a escultura.
Quando visitei o CAC, tive oportunidade de ver a exposição de fotografia “md25 – Entre a casa exterior e a casa interior (que habita dentro de nós)”, de Margarida Dias, entre outras, encontrar as publicações do Centrum Sete Sóis Sete Luas, um espaço interessantíssimo e outras ‘pequenas’ delícias.
.







